top of page

Jesus carnal!

Série: Coisas da vida


"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Hebreus 4:15


Jesus foi santo enquanto em carne humana? Certamente! A Bíblia nos declara isso. Ela nos deixa bem esclarecido que Jesus no tempo em que esteve entre os homens, em carne, foi santo, em nada pecou. E nós, como devemos ser? Bem, a Bíblia nos afirma que sem santidade ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14), portanto, devemos ser santos. Jesus é nosso exemplo. Não devemos caminhar como o papa, como C. S. Lewis, como Chico Xavier ou como qualquer pessoa que já tenhamos conhecido ou nos relacionado e que tenha sido uma boa pessoa. Não. Devemos ser como Jesus (Efésios 5:1; Filipenses 2:5-8; 1 Tessalonicenses 1:6).

Então encontramos aqui um paradoxo. Como podemos ser como Jesus se a Bíblia nos afirma categoricamente de que somos pecadores (Romanos 3:23)? Como poderemos ser santos se a própria Bíblia já afirma que enquanto há fôlego de vida, pecaremos (1 João 1:8)?

Assim então chegamos num problema humano que parece não ter solução. Só parece! É quando olhamos para o próprio Senhor Jesus, nosso modelo, exemplo de vida, que enxergamos o que a Bíblia nos mostra como caminho. Santidade, em muitos casos é apregoado no sentido a entender-se de que então precisamos virar anjos, asas devem sobressair de nossas costas e até nossa voz deve ficar aveludada. Nada disso. Santidade é um processo. Claro que o seu fim é a obediência máxima ao Senhor. Evidente que devemos enquanto em vida fugir do pecado (Romanos 6:12).

Mas, voltando a Jesus e Sua santidade, Ele nos mostra bem o caminho das coisas, por isso continua a ser nosso exemplo único. No caminho da santidade devemos nos recordar de que os sentimentos humanos estarão sempre em nós. E Jesus conhece nossas fraquezas porque Ele também passou por elas: "[...],como nós, em tudo foi tentado,[...]"; Jesus não foi um homem sem sentimentos. Olhemos para alguns deles:

Jesus ficou triste: "Jesus chorou." (João 11:35); Jesus se sentiu abandonado e angustiado: "Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa: Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46); Jesus teve vontade de fazer seus desejos: "[...]Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice;[...]" (Mateus 26:39); Jesus se sentiu cansado: "[...]as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia." (Mateus 8:24); Jesus sentiu sede: "[...], vendo Jesus que tudo já estava consumado,[...], disse: Tenho sede!" (João 19:28); Jesus sentiu raiva: "Raça de víboras![...]" (Mateus 12:34); Jesus se questionou sobre as pessoas: "Então Jesus interpelou os dozes: Vós também desejais ir embora?" (João 6:67); e outros sentimentos tomaram o corpo e o espírito de Jesus.

Então, o que houve com Jesus para a Bíblia afirmar: "em tudo foi tentado, mas sem pecado"? Como sermos como Jesus? Algo tem de ficar expresso em nós. Nossa santidade não se demonstra pelo que sentimos, mas pelo que reagimos. É a nossa reação que demonstra nossa santidade. Se percorrermos por toda a Bíblia veremos inúmeros momentos onde a Palavra de Deus nos deixa isso claro, não é o que sentimos de fato, mas o que tomamos como ação que nos diferencia entre sermos santos ou não. Portanto, mais vale nossa reação, nossa ação.

Um mentiroso não é mentiroso porque pensa em mentiras, mas porque fala mentiras. Um ladrão não é ladrão no pensar, mas no agir. Um juíz não condena alguém por pensar em matar, mas porque matou. Uma pessoa não se torna corrupta porque sentiu o desejo da corrupção, mas porque fez algo corrupto.

Claro que a Bíblia, o próprio Jesus nos previne para tomarmos cuidado com nosso coração e com nosso pensar. Mas estas advertências não são apontando a falta de santidade, mas apenas para que possamos então, não cair no pecado.

Então, hoje, não se desespere com seus sentimentos. Vigie sobre eles. Busque a Jesus, que conhece todos eles, afinal, sentiu na própria pele cada um. Porém, observe atentamente suas ações, elas tem santidade?


Agradar o coração de Deus requer de nós dedicação. (Luciano Subirá)



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page