Sementes do fracasso
Série: Coisas da vida
"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo."
Filipenses 2:3
Quer seja em um relacionamento, quer seja na vida social, quer seja no mundo corporativo; Seja em casamento, no trabalho ou nas amizades; há algo que sempre nos mostra o caminho da [completa] ruína. Algumas pessoas se questionam se há como saber em que pé anda o casamento - vida a dois, profissional ou o que quer que seja. A resposta é sim. Há sim algumas luzes, portas ou o que você queira chamar que nos mostram se caminhamos para o sucesso ou para o fracasso.
E uma das coisas que devemos sempre estar atentos é ao fato do quanto estamos unidos. Caminhar pela vida como se estivesse num ringue lutando 12 rounds fatalmente é um sinal do fracasso que está por vir. Afinal, devemos ter em mente algo muito claro: Deus não nos fez para vencer sozinhos!
No mundo profissional uma das marcas da diferença entre os que vencem e os que perdem é a unidade, a união. Quanto mais unido num propósito um grupo é, mais próximo do sucesso esse grupo estará. Tenhamos por exemplo o mundo dos esportes, onde isto parece ser algo mais evidente. Se você junta os melhores de tal esporte num mesmo grupo mas estes não tem união, é cada qual por si, tentando ser um melhor que o outro, ser mais destacado que o outro, a chance de sucesso é a mesma de você ganhar na mega sena com apenas um bilhete. Em contrapartida, se você coloca um grupo qualificado, e que seja extremamente unido, suas chances de sucesso são muito altas. E, para quem conhece um pouco do mundo dos esportes, facilmente vai conseguir se recordar de equipes galáticas que naufragaram e equipes modestas, mas unidas, que entraram para a história. Assim é o mundo corporativo, não existe firulas ou mágicas, sem união, sem parceria, sem humildade, sem respeito, sem compartilhamento, não espere o sucesso. Recorde-se, Deus te coloca em grupos não para mostrar o fracasso dos outros, mas para ser o apoio ás fraquezas dos outros. No que você é forte, alguém é fraco e alguém sempre será mais forte em algo que você é fraco.
Na vida social as coisas caminham pelo mesmo sentido. Sempre estaremos precisando de boas amizades para caminhar pelos caminhos corretos. "Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído." (Provérbios 13:20). Assim, categoricamente, não presuma que você saberá mais da vida caminhando sozinho, você precisa das amizades certas, pois será neste círculo de pessoas em que você encontrará respostas que te ajudarão a ter um caminho mais seguro.
E casamentos não são diferentes. Quando um casal eleva muito mais os erros do que os acertos, é apenas questão de tempo para que tudo vire ruína. Devemos nos recordar de que, num casamento, se um cônjuge está falhando em erros, temos nossa parcela de culpa. Além, outro ponto importante é que devemos olhar para nós, nos questionar: "onde estão os meus erros neste casamento?"; Um casamento saudável não é aquele onde nosso desejos são sempre feitos ou onde sempre somos a única cabeça com razão. Um casamento saudável existe quando ambos tem união e os sacrifícios são mútuos e quando os dedos não são apontados para criminalizar. Quer uma dica?! Para cada erro do seu cônjuge reconheça 2 erros seus!
Por fim, Deus é Deus e em Sua sabedoria Ele já sabia que seríamos assim, fadados a achar que somos sem erros. Porém, sabedor destas coisas Ele nos fez para vivermos num modo onde não importa onde estejamos, vamos ser dependentes de pessoas para termos sucesso. Uma pessoa que não reconhece a seus próprios erros e não está disposta a ser o apoio daqueles que estão em volta de si fatalmente tem dificuldades para entender Aquele que fez o maior exemplo de sucesso. Jesus não foi para uma cruz para vencer sozinho, Ele morreu e venceu para que eu, você, nós, pudéssemos fazer parte desta vitória. E nem mesmo Ele fez isso sozinho. Teve nisto o apoio de Deus Pai e Deus Espírito. Portanto, hoje, não menospreze aqueles que estão do seu lado, você precisa deles tanto quanto eles precisam de você.
Estes não são dias de se impressionar com as habilidades das pessoas, mas são dias de se impressionar com o coração delas. (Luiz Hermínio)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_4cd9c7526c02436ca7f71cacd46e838a~mv2.jpg/v1/fill/w_265,h_190,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_4cd9c7526c02436ca7f71cacd46e838a~mv2.jpg)