Kayne West é de Jesus!(??)
Série: Coisas difíceis
"Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se."
Lucas 15:7
E uma das maiores notícias que rondou o meio cristão evangélico nas últimas semanas foi o cantor haper americano Kayne West que professou a fé em Jesus. O texto em apreço nos mostra um caminho do que esta notícia deveria trazer de sentimento. Mas tal notícia na realidade aponta aos "crentes" em Jesus algumas características e uma reflexão interessante.
Dizemos crer num Deus que pode convencer e converter pessoas com todos tipos de vícios e de qualquer caráter ou característica. Dizemos crer que Deus pode curar doentes terminais e salvar pessoas quando quiser e do jeito que quiser. Porém, quando uma celebridade diz crer também nesse Deus, em Jesus, muitos de nós questiona ou até mesmo afirma que tal pessoa só está usando tal situação para se beneficiar, se aproveitando da fé. Nos alegramos com toda conversão do necessitado, do pobre, do doente, do vizinho que ouvia hip-hop, mas, se o próprio cantor se converte, desconfiamos.
E assim, com a conversão desta celebridade, temos dois extremos. Por um lado temos os que não crêem no que houve. Acreditam que a celebridade de fato só quer agora usar como comércio tal fé. Na outra ponta extrema, temos os que se alegram sobremaneira ao que ocorreu, dando mais ênfase a esta conversão do que as conversões dos que estão fora dos holofotes. E estes extremos são a certo modo ruins, pois levam mais em conta o status da celebridade do que a necessidade de salvação.
É claro que é uma infelicidade que muitos usem o nome de Jesus para se autopromover. Mas, quem disse que só celebridade faz isso?! Isso também pode e ocorre com pessoas comuns. Isso ocorre em nossas igrejas com o marido que quer disfarçar o abuso á mulher, com o jovem que quer se aproximar da mocinha, com a mulher que se diz cristã mas vive de fotos sensuais nas redes sociais, com o pastor que sobe ao púlpito apenas para se vangloriar e conquistar sucesso e dinheiro; e isso ocorre com uma infindável parcela de casos onde Jesus é uma mera máscara.
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." (Mateus 7:16-18). Temos de fato que presumir menos e observar mais. É pela manifestação das obras que vemos a validade da fé. Não podemos agora querer exercer o direito e poder de querer que tal haper se transforme numa outra pessoa tão instantaneamente, deixando agora de cantar hap cristão para tocar hinos da harpa. Em tudo há um processo. Um contador corrupto e desonesto não muda de profissão quando confessa a fé em Cristo, ele apenas se transforma num contador honesto.
Fato é que as notícias e fofocas "santas" gospeis sobre este caso deveriam gerar em nós mais silêncio e mais reflexão. Deveríamos sim repensar qual é o nosso cristianismo. Seria aquele onde elegemos os que possuem direito ou não a crer em Cristo? Será que, talvez, muitos de nós criou uma certa amnésia de como era antes de ter a sua fé em Jesus?
Detalhe é que tanto o cantor de hap quanto o traficante do morro, quando verdadeiramente se achegam a Jesus, eles mudam. E eles não mudam para que o meio gospel se exalte, mas tão somente para que a glória de Deus aconteça. Devemos nos recordar de que cristianismo não é nada para nós, mas tudo para Deus. Portanto, a nós, cabe orar para que os que mudaram sua vida por Cristo agora, tenham alicerces sólidos para se manter; para os que estão neste caminho a um bom tempo, não esmoreçam; e para os que ainda dizem que este não é o único caminho para se achegar a Deus, possam um dia descobrir que existem muitos caminhos sim na vida, mas apenas um é o Único. Portanto, a nós, cabe apenas ser o regador do jardim de Deus.
Sonho com o evangelho que não aponta o dedo, mas estende a mão! (Luiz Hermínio)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_60e5e7cd079046a7bf116fcb258bb899~mv2.jpg/v1/fill/w_289,h_175,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_60e5e7cd079046a7bf116fcb258bb899~mv2.jpg)