Mudanças
- Douglas F. Rocha
- 23 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Série: Pensamentos
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo,[...]"
1 Coríntios 11:28
"Mas prove cada um o seu labor[...]" (Gálatas 6:4). Hoje há muitas palestras sobre o assunto, as livrarias e bibliotecas possuem uma infindável quantidade de livros relacionadas ao tema, na internet existe uma vastidão imensa a procura de resolver o assunto. Em tempos onde o ser humano cada vez mais precisa completar o seu vazio (muito pelo distanciamento que faz de Deus), onde cada vez mais homens e mulheres sentem a necessidade de entender suas crises, palestras, internet e livros são criados ás pilhas para tentar amenizar, curar ou trazer sentido a sentimentos e emoções que levam milhões de pessoas a fraquejarem, a se sentirem menores do que são. É cada vez mais notório o quanto o homem busca encontrar respostas para suas crises.
E, ainda que pareça que não, podemos nos basear no que o apóstolo Paulo descreve para a igreja de Corinto para entender o que nos falta de fato. E o que nos falta é um auto exame. Observe bem, as únicas pessoas que vão á clínicas de recuperação e lá se recuperam de seus vícios são aquelas que em certo momento, se examinam e descobrem que realmente precisam mudar. Uma família pode pagar a melhor clínica do mundo para seu parente, porém, enquanto ele não se examina e não descobri por si mesmo de que ele precisa daquilo, ele nunca irá se recuperar. Assim, podemos entender de que não é o processo da clínica que faz sucesso, mas o reconhecimento pessoal.
E assim também é com nossa vida em geral. Enquanto não nos examinamos, podemos ouvir uma enxurrada de mensagens e palavras de alerta sobre pontos errados da nossa vida, mas, enquanto não reconhecermos o erro, jamais vamos mudar. A verdade é uma só, só muda quem realmente entende que precisa mudar. Há quem mude por uma palavra dita; há quem não mude com mil palavras ditas. A diferença está no que cremos!
Por isso, pegando os escritos do apóstolo Paulo é que devemos reter que: precisamos nos examinar, ir até o nosso íntimo, e lá verdadeiramente descobrir o que somos. E isso, por mais que tudo o que o mundo dá de auxílio pareça ser o suficiente, o que de fato precisamos é que nós venhamos a compreender a necessidade de mudança.
Jesus não mudava ninguém. Muitas vezes cremos equivocadamente de que Jesus tinha uma espécie de pózinho mágico que jogava nas pessoas para as mudar. Isso é errado. O que Jesus fazia era ir no íntimo da pessoa e mostrar a ela quem ela de fato era. Ali, o processo da mudança não estava mais com Jesus, mas só, tão só, com a pessoa. A partir de então, Jesus transcorria no processo, mas desde que a pessoa quisesse. Veja o jovem rico. Jesus lhe mostrou o íntimo, e quando ele percebeu, quando descobriu o que tinha de mudar, não quis. Saiu triste pois naquele momento, pela primeira vez, entendeu de que ele tinha coisas a mudar, mas não queria.
Portanto, entenda, na vida temos 3 processos para mudar o que somos. O primeiro é nos conhecer, e isso vem com um examinar profundo de nós mesmos. Neste processo o Espírito Santo pode muito bem nos ajudar, pois Ele nos conhece perfeitamente. Porém, o segundo processo é só nosso. E aí é onde tudo vai se realizar. Conhecer é uma coisa, querer mudar é outra muito diferente. Aos que decidem mudar, o Espírito Santo é o melhor ajudador. É Ele quem vai nos fortalecer e nos levar a ser o que conhecemos por "nova criatura". Agora, aos que se enxergam mas amam o que são, a estes, nem mesmo Deus, Jesus e o Espírito Santo mudam. Então, estes se mantém como são.
Portanto, não espere hoje nenhuma mágica celestial para que você mude o que deve ser mudado. Examine-se a si mesmo e descubra quem é você de fato. Olhe e atente-se para o que você deve mudar em seu ser. A partir de então, com esta decisão, saiba que você terá sempre a quem recorrer neste processo. O Espírito Santo lhe será o seu melhor e maior guia.
Arrependimento não é quando você chora. É quando você muda! (C. S. Lewis)

Comments