Tempo que passa
Série: Pensamentos
"Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre."
Eclesiastes 1:4
A vida é curta, passageira, como um sopro. Em questão de pouco tempo, o bebê que estava em nosso colo já anda com as próprias pernas e diz que é dono de seu próprio nariz. Verdadeiramente nosso tempo é curto. Se imaginarmos que a vida média de uma pessoa está entre 70 e 80 anos, podemos até imaginar que é um bom tempo, que até dá pra se fazer bastante coisa (até que dá mesmo). Porém, pra quem já viveu pelo menos metade desse tempo (entre 35 e 40 anos) as coisas não parecem ter sido assim tão demoradas.
E é assim nossa vida. O ontem que parecia tão demorado pra se chegar, já chegou e já passou faz tempo. Aquilo que esperamos tão ansiosos, já aconteceu e virou história. E, ainda que hoje coisas em nossas vidas estejam acontecendo com intensidade e pareça que nunca vão acabar, elas vão acabar, quer sejam boas ou quer sejam más.
Pois já disse Salomão: "[...]Vaidade de vaidades, tudo é vaidade." (Eclesiastes 1:2). Sim, lutamos e batalhamos por tantas coisas, suamos e doamos tanto do nosso tempo por coisas. No fim, ao já estarmos perto de fecharmos os olhos pela última vez, podemos descobrir o quanto cada uma destas coisas teve valor.
Fato de que muitas coisas são valorosas. Mas, será que nosso suor está pelo que se continua ou pelo que vai parar num ferro velho, queimado num lixão ou num processo de uma fábrica de reciclados?! E nossos sentimentos, nossos vínculos. Será que estamos criando vínculos de paz, amor e perdão ou estamos só batalhando para manter pessoas afastadas de nós.
Fato é que precisamos sempre reavaliar nossas vidas, procurar entender e descobrir se nossos passos não são como vento, ao qual ninguém sabe pra onde vai. Fato é que precisamos dispor nosso tempo e priorizar mais o que não morre, se perpetua. Fato é que no fim, quando tudo se acaba, há uma certeza. A certeza é que o que fica é o quanto fomos mais de Deus na vida das pessoas, é o quanto Deus foi em nossa vida.
Hoje tenha uma comunhão, um relacionamento com o que não tem tempo, com o que não se acaba, com o que não perde valor. Se relacione com Deus. Por que no fim, o que vai contar não é o quanto de dinheiro fizemos no mundo ou o quanto viajamos a conhecer este mundo ou o quanto de bens declaramos em nosso imposto de renda. A única coisa que vai ter valor mesmo é o quanto tivemos de vínculo com o Criador de todas as coisas. Portanto, hoje, não espere esta vida tão curta passar pra que então você descubra o óbvio: que tudo foi vaidade! Caminha em sua vida com Aquele que será para ti o mesmo hoje, amanhã e eternamente, caminhe com Deus!
Cinco minutos dentro da eternidade, eu creio que cada um de nós desejaríamos ter: sacrificado mais, orado mais, amado mais, suado mais, agoniado mais, chorado mais. (Leonard Havenhill)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_9a7ea27421f148869b94a4e86e83a3ab~mv2.png/v1/fill/w_710,h_444,al_c,q_85,enc_auto/9b6de1_9a7ea27421f148869b94a4e86e83a3ab~mv2.png)