top of page

Amuletos

Série: Fiel amor


"Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do Senhor dos Exércitos,[...]"

1 Samuel 4:4


Ao ler o capítulo 4 do livro de 1 Samuel vemos um dos mais tristes episódios do povo de Israel. Neste texto há uma derrota em batalha contra os filisteus, seu grande inimigo da época. E, mesmo tendo a arca da aliança, que representava a presença de Deus, eles perderam. Aliás, até mesmo a arca foi pega como despojos de guerra e levada para longe do povo de Israel. Mas, o que lhes levou a tal triste acontecimento?

Fato é que Deus já não era mais Deus para aquele povo, Ele era apenas um amuleto. Podemos ver isso ao ler que até mesmo os sacerdotes da época (os filhos de Eli) se envolviam em prostituição e roubavam as pessoas que enviavam sacrifícios a serem feitos. Tal geração é um claro exemplo do que não devemos ser. Pois estes já não tinham mais Deus para adorá-Lo, mas sim, tão somente para buscar auxílio em suas necessidades, dificuldades e problemas. Era nestes momentos onde a presença de Deus era mais como um "resolve tudo".

Para essa geração de Israel, Deus já não era mais o Criador e Sustentador de todas as coisas, já não era o Salvador, já não era Aquele que é digno de honra e glória. O Seu templo estava abandonado e ninguém mais se interessava em ir até lá para reverenciar, adorar e declarar seu amor, confiança e dependência em Deus. Inclusive o texto em apreço nos mostra que mesmo num momento de guerra, não O buscaram, eles apenas "mandaram buscar", pois, todo aquele que faz de Deus um "resolve tudo" nem sequer se dá ao luxo de buscá-Lo.

Triste é saber e ver que hoje não vivemos dias diferentes. Estamos debaixo desse mesmo perigo. Cheio de igrejas e pessoas que não vão e não buscam a presença do Senhor por quem Ele é, mas pelo que ele pode fazer. Para os tais assim, isto os deixa parecido com os seguidores de satanás, pois o diabo não tem seguidores pelo que ele é (pois ele nada é!). As pessoas pactuam com ele e o servem em troca de algo: querem status, fama, fortuna, glórias, entre outras coisas. Contudo, elas não veem na pessoa do diabo nenhum atrativo, apenas uma proposta.

Hoje muitas pessoas vivem ou já viveram tal situação. Buscam a Deus apenas por alguma necessidade. Se estão com problemas financeiros, correm pra igreja, oram e leem a Bíblia. Se passam por momentos de problema na saúde, oram incessantemente e se fazem presentes em todos cultos. Se perdem seus relacionamentos e vivem um tempo de profunda tristeza, buscam em Jesus um conforto. Se esperam por algo, caminham com Cristo para O cobrar mais agilidade. E há inúmeros casos onde as pessoas buscam apenas a solução para seus problemas ou a satisfação de suas vontades. Porém, para todos casos assim, nenhuma destas pessoas tem de fato e de verdade amor e temor a Deus, Ele é só um amuleto. Se não der certo com Ele, talvez um pé de coelho, um trevo de quatro folhas ou aquela mandinga possa dar certo.

De fato e de verdade o que precisamos é ter o coração de Jó, que mesmo estando na miséria, ouvindo sua mulher lhe dizer para amaldiçoar a Deus e morrer, lhe disse: "Porque ainda que Ele me mate, continuo a esperar Nele." (Jó 13:15 - versão A Mensagem).

Hoje, sendo franco contigo, o que Deus é pra ti, um amuleto ou Senhor? Lembre-se de que podemos até fingir quem Deus é a nós para as pessoas, mas, para Deus, toda verdade é revelada. Então, sondando o seu próprio coração, veja qual é o seu desejo com Deus, amor ou coisas! Se você busca a Deus apenas por benefícios, recorra imediatamente ao arrependimento para que você de fato e de verdade viva no amor de Deus. Hoje é dia de jogar os amuletos fora e alcançar o amor que está em Cristo Jesus!


Há dois tipos de pessoas: as que tem medo de perder Deus e as que tem medo de O encontrar. (Blaise Pascal)




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page