Tempo e prioridade
Série: Entre Deus e eu!
"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite,[...]"
Josué 1:8
"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra." (Salmos 119:9). Hoje em dia é muito corriqueiro se dizer que não há tempo para oração e leitura bíblica. Sim, nosso tempo já é totalmente consumido por estudos, trabalho, família, igreja, festas, descanso e o que mais vier. Nossas necessidades são tantas que o argumento já se tornou jurisprudência para nos libertar do erro. Definitivamente, não temos tempo sobrando para oração e leitura bíblica.
Mas: "O problema não é a falta de tempo, mas de prioridade. Temos tempo para tudo que priorizamos." (Hernandes Dias Lopes). Exato. Não é que não temos tempo, é que oração e Bíblia não nos são prioridades. E isso fica muito mais esclarecido e escancarado a nós se fizéssemos uma simples reflexão como exemplo. Imaginemos que, para se adentrar as portas do céu e ter a eternidade sem choro e dor tivéssemos que cumprir rigorosamente uma certa quantidade de horas semanais de leitura bíblica e oração. Seria como uma carga horária semanal, ao qual, deveríamos cumprir e onde o não cumprimento da mesma acarretaria de um belo cadeado muito bem fechado na nossa fuça quando chegássemos nas portas do céu. Então, assim, com tal exemplo, você diria que não teria tempo para Bíblia e oração em sua vida?! Olha, sendo muito franco, não creio que qualquer ser neste mundo não daria um tempo para Bíblia e oração. E isso é simples de se presumir pois, se participamos de concursos públicos, onde para se ter um bom salário e benefícios deixamos a TV de lado, temos menos tempo de sono e até mesmo deixamos aquela festinha bacana, tudo em prol do estudo. É fácil pensar sobre isso porque quando temos metas e planos e precisamos de dinheiro, nos esmerilhamos no trabalho e, se necessário, não reclamamos das horas extras, e esse conceito é válido quando buscamos promoções.
Poderíamos até ir além nos exemplos onde fica claro que, o que nos falta para orarmos e meditarmos sobre as Escrituras não é o tempo, mas a vontade, o amor e a prioridade. Sim, oração e Bíblia não é mais a um bom tempo algo de interesse. Hoje em dia até a revista Caras é mais interessante que a Bíblia. Hoje em dia Bíblia é muito bem vinda a qualquer móvel da casa pra mostrar algo que não temos: amor a Deus! Hoje em dia oração é muito legal quando é feita em grupo, desde que seja rápida. Ter um tempo sozinho para se orar é pura perda de tempo, afinal, tem o futebol, tem o seriado, tem as mídias sociais, aaffff, tem muita coisa mais interessante e importante.
Fato é que na verdade o caso reflexivo não é bem apenas uma imaginação, é uma verdade. De fato, nosso tempo de meditação Bíblica e oração vai definir muito bem qual será a nossa eternidade. E por mais que não vejamos onde está escrito que devemos ter uma quantidade de tempo de oração e leitura bíblica, a verdade é que esta é uma verdade, afinal: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra."; Muitos serão os que verão o quanto suas faltas de ontem, hoje e amanhã produzirão um efeito exatamente igual ao do exemplo: um belo cadeado nas portas do céu.
Hoje para muitos ler a Bíblia e orar é perder tempo, mas, como Jesus mesmo disse: "Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:35-36).
Quanto mais do céu existe em nossas vidas, menos da terra cobiçaremos. (Charles H. Spurgeon)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_d18fb0baeb2042daa11e14ff01fe8774~mv2.jpg/v1/fill/w_275,h_183,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_d18fb0baeb2042daa11e14ff01fe8774~mv2.jpg)