top of page

Dons e Talentos

Série: Entre Deus e eu!


"Disse mais o Senhor a Moisés: Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,"

Êxodo 31:1


continuando o texto em apreço: "e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe,[...]" (Êxodo 31:2-6).

Com o que temos acima... você diria que hoje tem dons e talentos?! E, conseguiria dizer se está usando de forma correta, coerente e a qual lhe dá o devido retorno?! Antes das respostas. Você já percebeu como tem pessoas que parecem desenvolver certos tipos de trabalho com muito mais velocidade que outras? Você já se atentou como existem pessoas que entendem muito mais rápido as coisas pertinentes a sua profissão do que outras? Você já notou como alguns trabalhos, para alguns, são menos cansativos do que para outros?! Você já notou que um mesmo trabalho para uns traz felicidade, para outros cara ranzinza?

Pois é, todas as respostas acima, quando bem refletidas, nos levam ao mesmo entendimento e, que poderia muito bem nos livrar do cansaço e de uma vida sem propósito. Pois sim, muitas vezes podemos estar colocando o esforço de nossos braços, pernas, corpo e mente em algo ao qual nunca fomos propostos a exercer. Sim, afinal, nem todo mundo nasceu para ser juíz; nem todos vieram para ser exímios engenheiros; não é todo mundo que vê a contabilidade como coisa bela; e assim podemos dizer de todas funções e profissionais ao ser humano.

Uma coisa é fato. Talento todo mundo tem. Um palhaço ou comediante pra fazer rir não tem de saber a melhor piada, ele tem de saber fazer a melhor piada. Carros de corrida podem ter vários, mas só o talento pode tirar aquele 1 milésimo de segundo para dar a vitória. E assim é em nossa vida, na vida de todos. Cada qual possui um talento natural, algo ao qual ele ou ela foi posto a fazer, algo ao qual se desenvolvido, certamente trará excelentes frutos. Sim, todos nós temos talentos. Não viemos como burro de chocadeira, prontos para nada. Todos temos o nosso talento. O problema pode estar no fato de muitas vezes não querermos aceitar este talento pelo fato de nós mesmos diminuirmos nosso próprio talento. Sim, afinal, somos induzidos a qualificar os talentos, quando na verdade, a máxima é verdadeira: toda função (profissão) é digna, honrada e de igual valor. E aqui podemos incluir também a função do lar!

Fato é que nós precisamos mais do que saber dignificar nossa função, saber qual é a nossa função! Não devemos buscar ser cópia ou desenvolver algo só porque achamos bonitinho. O que devemos mesmo de fato é saber onde é que de fato nos encaixamos com perfeição. Afinal, você já percebeu como tem bolos que saem deliciosos e outros do mesmo forno podem sair batumados?! Então, creio que ninguém gosta de ser o dono do batumado, correto?!

Então, na vida, para não te gerar canseira desnecessária, procure antes de tudo entender onde se encaixa o seu talento. E não se preocupe, estando na caixinha certa, você vai se desenvolver e ser um grande sucesso.

Ok, o talento então sabemos que já temos. É como se Deus já nos incluísse o chip necessário para que desenvolvêssemos algo sem precisar de coisas extraordinárias. Mas e o dom?! O dom é Divino, é de Deus. Quem não se achega a Ele, não tem dom, só talento. Não gostou?! Liga no 0800 de Deus. Se o talento já é muito bom quando no plano certo, o dom é quando Deus nos inclui um tipo de Up em nosso talento para que possamos desenvolver coisas bem mais elaboradas e desenvolvidas. Os dons são vários, e muito importantes. Buscar o dom também é algo importante para nossa vida, afinal, trata-se de coisas eternas. Mas, pra chegar no dom, tem de chegar em Deus.

Então, busque entender qual é o seu talento, sem fazer comparações. Entenda que talento não se compara, apenas se busca saber se ele está sendo desenvolvido. Depois, procure se achegar a Deus para que o seu talento possa ser acrescido pelo dom. Quando de fato associamos nosso talento com o dom que Deus nos dá, ai sim, nossa vida fica mais leve.


Muitos homens devem a grandeza da sua vida aos obstáculos que tiveram que vencer. (Charles H. Spurgeon)






Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page