top of page

Um deus insuficiente

Série: Ser humano!


"Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar."

Provérbios 1:28


Como responder a questão de que DEUS se transformou insuficiente para nós?! Insuficiente para nossos problemas e dilemas. Insuficiente para nossos stress, para nossas angústias, nossas ansiedades e depressões. É inegável que a cada dia mais pessoas, que confessam a fé em JESUS, se vêem em tamanhas armadilhas e situações que DEUS lhes é insuficientes. Assim, sem critica as profissões, recorrem a terapeutas, clínicos, psicólogos e um infindável exército de remédios. Então como, DEUS, o DEUS para o qual nada é impossível, pode ter se tornado ineficaz em nossos dias? Sim, porque não tapemos o sol com a peneira, DEUS anda muito insuficiente.

A reflexão aqui pode até sofrer sérias críticas, mas entenda caro leitor, poucas linhas não conseguirão exprimir a totalidade do assunto. Então, fiquemos em parte apenas.

Para responder como DEUS "perdeu" seu poder de "tudo faz" precisamos ver a história da humanidade não apenas dos últimos anos ou décadas, mas sim dos últimos séculos. É inegável que o ganho que Paulo, Pedro, João, os discípulos e a igreja primitiva conquistaram para o evangelho e a mensagem da cruz, logo com a morte destes, começou a perder força. Com o tempo o secularismo e o paganismo ganharam corpo dentro das igrejas e, em doses bem homeopáticas, DEUS foi perdendo a vista das pessoas Sua verdadeira imagem. Passado um tempo, haviam mais denominações diferentes pregando o evangelho do que o número de células que temos no corpo. E cada qual tinha a sua doutrina e o seu próprio jeito de ver a Bíblia. Daí, podemos dizer que temos a mãe do evangelho ao qual muitos vivem hoje, que é o evangelho umbigo, ao qual só é certo o que nos agrada.

Tal fato traz á história o vírus da fé, afinal, se fé já não é simples, várias denominações criam a sua própria fé. Assim, sem perceber, a humanidade já caminha por 2 pilares. O primeiro é o de se desvencilhar por completo de DEUS e dar ao homem o devido trono da vida. Nisto, o último século foi espantosamente e biblicamente uma verdadeira revolução da humanidade. Com todo avanço tecnológico o homem entende que então ele tem a primazia e o poder. A ele, nada é impossível, haja vista o Vale do Silício e o pouco conhecido Cern. Nisto também, o amigo da humanidade satanás, irrompe com ideias revolucionárias para fazer com que a humanidade se torne cada vez mais aquilo que ela queria deixar de ser (no seu entendimento) de DEUS, um robô, só que agora, adorando ao deus deste século. E como prêmio por estarmos indo tão bem, ganhamos de satanás pão e circo, ou, mídias sociais de vídeo e de relacionamento. Assim, é tanto Netflix, tanto YouTube, tanto Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter, que o ser humano perde o total desejo de se relacionar com DEUS. O segundo pilar vem da figura da fé, das igrejas. Com o advento de tanta fé diferente, o ser humano agora se questiona qual é a fé certa, onde está o DEUS verdadeiro. Soma-se a isso o milhares de líderes religiosos que não estão nem um pouco preocupados com o evangelho, mas sim com sua fama e poder (é a religiosidade empoderada). E a pá de cal vem com as inúmeras pessoas que dizem ser cristãs, mas não tem vida cristã: mentem, falam mal, são invejosas e gananciosas, não fazem o bem, fofocam, são desobedientes a DEUS, crêem em mandingas, tem amor ao mundo, não amam, não perdoam, são desonestas e corruptas, não conhecem Bíblia, não possuem unidade cristã e assim vivem sua filosofia de fé.

E com esse conjunto de coisas, deus realmente é insuficiente. Como crer quando há tanto para não se crer?? Como buscar se o mundo nos exige tanto e já lançou Deus no limbo?? Como mostrar que há uma Verdade se estamos num oceano de mentiras??

Sim, nosso deus é insuficiente. É insuficiente porque ele não é o EU SOU, não é o DEUS ao qual tudo é possível. Nosso deus é insuficiente porque este deus, é o Deus que criamos para satisfazer a nós mesmos, é o deus que alimentamos para suprir nossas muitas carências e necessidades do mundo. Então, assim, esse deus não é DEUS. Mas gostamos deste deus, afinal sua porta é larga e nele existem vários caminhos.

No fim, fica fácil mesmo de se entender porque a humanidade precisa cada vez mais de remédios, terapeutas, clínicas e afins. É por que o buraco, o vazio que criamos em nós para retirarmos Deus da centralidade já não consegue ser fechado por nada mesmo. Por fim, entendemos o que muitos vivem hoje: "Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão." (Provérbios 1:29-31).


A minha vida não é orientada por oportunidades, a minha vida é orientada por propósitos. (Luciano Subirá)




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page