Caos também é vida!
Série: Fora da caixinha!
"Eu formo a luz e crio as trevas;[...]"
Isaías 45:7
E quem falou que o caos não tem proveito?! Claro, em suas devidas proporções, caos não é uma coisa boa. Claro, quando estamos em circunstâncias caóticas não devemos sentar na gelatina e esperar que o mundo se acabe em barranco. Não! Precisamos agir. Mas, o que não podemos é deixar com que o caos transforme a nossa vida num caos. Sim, parece algo um tanto quanto contraditório mas a verdade é que não é. Não é por que minha vida possa estar um caos que eu devo ser um caos.
Devemos aprender e saber lidar com as passadas da vida. Nem tudo o que é bom hoje será bom amanhã. Nem todas decisões corretas de hoje serão corretas amanhã. E é por isso que precisamos sempre buscar em nossa vida mais do que séries da Netflix, vídeos idiotas do Felipe Neto no Youtube e novelas pra lá de mexicanas (onde está a sabedoria nisto?).
Quanto mais buscamos o conhecimento e a sabedoria da vida, mais vamos nos fortalecendo para quando o caos chegar em nossa vida. E creia, um dia vamos sentir que nossa vida está um caos! Sim, haverá dias de trevas em nossa vida. E, francamente, estes dias não olham pra cor dos olhos, classe social e nem faz teste de QI. Ele vem pra todos nós!
E quando tais dias chegam, alguns de nós acabam sofrendo processos emocionais mais complexos do que outros. Típico caso. Uma pessoa metódica. Tal tende a ter mais dificuldades em gerir um caos em sua vida, pois, sua funcionalidade emocional está muito vinculada a tudo ser meticulosamente de seu jeito. Tal pessoa não observa que a vida não é metódica (ás vezes sim, mas não é regra). Outro caso são as pessoas chamadas pela psicologia de sanguíneas, popularmente conhecidas como pavio curto. Tais também tem uma enormidade de dificuldades para controlar o caos quando chega em sua vida, pois, quem não refreia a ira age por impulso e não reflete nas consequências. E, como nos ensina a Palavra: "As riquezas de nada aproveitam no dia da ira,[...]" e "O que presto se ira faz loucuras,[...]" (Provérbios 11:4 e 14:17).
E poderíamos destacar diversos motivos que faz de nós, seres humanos, termos dificuldades em compreender quando o caos chega a nós. Nestes momentos, quem não já se questionou se Deus estava lhe vendo? Pois sim, Deus nos vê, nos enxerga e está ciente de tudo quanto estamos vivendo: "Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: asa trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." (Salmos 139:8-12).
Nossa vida não deve ser pautada por caminhos solitários. Precisamos estar unidos com Deus diariamente. Dentre inúmeros motivos está o fato de que no dia em que nossa vida se transforma em trevas, num caos, a única forma de compreendermos as verdades e sairmos ilesos de tal situação é ter uma luz. E tal luz só se encontra na intimidade com Deus. Certamente nas trevas nossos olhos não enxergam, não sabemos onde estamos dando nossos passos, mas quando Jesus é nosso Senhor, então: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119:105).
Podemos saber viver no dia em que tudo se transforma um caos, em trevas, basta estarmos alicerçados sobre a presença de Deus, onde o Espírito Santo é quem nos conduz. Quando assim estamos, quando vivenciamos tal vida de intimidade, os metódicos ficam flexíveis, os sanguíneos se acalmam, os amedrontados ganham coragem, os fracos ganham vigor e nossas emoções não são mais o leme de nosso barco, pois a Luz de Jesus é quem guia nossa vida.
Portanto, hoje, busque a verdadeira luz que será presença viva no dia em que o caos chegar em sua vida. Busque a Jesus! Vá ao Seu encontro e descubra através de Seus ensinos que o caos também é vida, pois, para todas as coisas, com Deus, em Jesus, na presença do Espírito Santo, somos conduzidos a sair das trevas mais fortificados. Sim, a bagunça do caos pode ser arrumada, basta você ouvir quem tem as palavras certas (Jesus).
Muitos dizem: é melhor estar no inferno com os amigos do que no céu com os hipócritas. Mas não se esqueça que não haverá amigos no inferno, nem hipócritas no céu. (John Piper)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_3bf8c7e2b95147c5a7d9de6c8f430299~mv2.jpg/v1/fill/w_259,h_194,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_3bf8c7e2b95147c5a7d9de6c8f430299~mv2.jpg)