top of page

Ame!

Série: Coisas que um cristão não gosta de ouvir


"Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas."

Mateus 5:41


Amar parece coisa fácil, mas não é. Na verdade (a grande verdade) é que o mundo procura atualmente definir o que é amor, ou melhor, reconfigurar o que é amor de fato. Por ser algo tão complicado (muito mais complicado do que parece) o mundo atual diz que amor é amar do seu jeito, ser feliz e dar amor da sua forma. No fim, na prática, o amor que o mundo reproduz em seu próprio dicionário não é amor, senão o orgulho a si, em si mesmo, transfigurado em amor. Pois, tudo o que não te traz prazer, conforto, não te exalta, não te dá alguma paz e não te gera algum benefício imediato ou futuro, não merece o seu amor.

Jesus vai totalmente na contramão desse conceito. Aliás, se Deus fosse nos amar como o mundo dá o significado do amor, certamente não haveria vivos no planeta, se Jesus fosse amar como o mundo diz que é o amor, jamais haveria uma cruz e se o Espírito Santo seguisse o raciocínio do amor pela visão do mundo, estaríamos completamente soltos a nossa revelia.

Pois o amor que Jesus nos traz é muito diferente. Jesus nos apresentou o verdadeiro amor de diversas formas. Em todos Seus passos, Suas palavras e ações, ali havia o amor verdadeiro. Até mesmo a cruz é a expressão do amor de Jesus. Porque o verdadeiro amor em suma, é você dar o que não se merece! Observe com mais dedicação as palavras de Jesus descritas no livro de Mateus, capítulo 5: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;" (versículos 38 e 39). Veja que Jesus já inicia dando uma condição: "qualquer"; ou seja, não importa quem seja, homem, mulher, branco, negro, velho, jovem, cristão ou budista, amigo ou desconhecido, não importa. E nesta condição incluímos também aqueles que podemos chamar de "nossos inimigos". Sim, aqueles mesmos a quem não nos damos bem, aqueles que zombam, ridicularizam, que buscam nos humilhar, aos que nos odeiam e querem o mal. A todo ser humano o que devemos dar é o amor. Amá-los mesmo quando nos esbofeteiam. "e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." (versículos 40 e 41). Veja as condições que Jesus nos coloca: "demandar"; "obrigar"; Observe, não há condições favoráveis. Veja que Jesus em momento algum expressa situações ao qual o amor que você vai dar a alguém é porque aquela pessoa te faz tão bem, você é tão amado, você se sente feliz. Observe que a condição do amor é muito inversa ao amor expresso pelo mundo.

E, por conta disto, hoje não entendemos nada do que é amor. Aliás, dizemos que entendemos, mas não entendemos. O amor pra nós nos dias atuais na verdade se configura em algo que nos faz bem, nos deixa feliz. Por isso temos a imensa dificuldade em aceitar repreensões e de sermos moldados no amor de Deus. É por isto que cada vez mais nos afastamos de Deus, porque o amor Dele, não é para nós um verdadeiro amor, pois, em Seu amor, há condições das quais não aceitamos pois entendemos que aquilo não é amor.

Amor pode existir em várias facetas, mas só existe um amor verdadeiro. No verdadeiro amor, amamos não pelo que vamos ganhar ou conquistar, mas pelo que vamos dar. No amor verdadeiro perdoamos sem ressalvas. No verdadeiro amor ajudamos uns aos outros. No amor verdadeiro não andamos sós, nossas conquistas são divididas e nossos planos nunca encerram-se em nós. O amor verdadeiro é coletivo. O amor verdadeiro é dado a quem nos dá amor e a quem não nos dá. O amor afaga, mas também repreende para que não haja a perdição. Amor verdadeiro nem sempre é um mar tranquilo, mas caminhamos por ele sabendo que chegaremos ao destino certo.

Se queremos saber e entender o que é o verdadeiro amor, precisamos de fato então conhecer e ter intimidade com Aquele que é a verdadeira expressão do amor, Jesus. Então, enquanto nos distanciamos Dele, nos distanciamos do amor. A escolha é nossa, viver pelo nosso amor ou pelo amor verdadeiro. Hoje, escolha viver pelo amor verdadeiro, viva no amor de Jesus.


Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele. (Martin Luther King Jr.)



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page