Perdão. (Misericórdia. Tá repreendido)
Série: Coisas que um cristão não gosta de ouvir
"A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias."
Provérbios 19:11
Perdoe! Essa é a senha pra você ver muitas caras fechadas ou pra alguém achar que não deveria ter procurado os seus conselhos. Perdoar não é fácil e, como diria Roberto Carlos: "São tantas emoções!";
Ainda que sejamos um país de grande maioria cristã, com um número cada vez crescente para o meio evangélico, esse é um mandamento que o povo, que se diz ser "povo de Deus", preferiu incluir por conta própria, no guardar o sábado para o Senhor, ou seja, faz quem quer ou melhor, não precisa. Claro que isso é uma total falácia e algo mais anti Bíblico do que o próprio satanás. Mas a verdade é essa, o perdão tá mais sumido do que a honestidade política do nosso país. É marcante como o cristão dos dias atuais decidiu por conta própria viver a sua própria Bíblia. E nela, certamente ele apagou tudo o que se refira ao perdão.
E isso acontece porque literalmente perdoar é como chicotear a si mesmo. Perdoar é deixar todo orgulho e vaidade de lado. Perdoar é tomar um tapa na cara e dar a outra face pra bater (acho que li isso em algum lugar!). Perdoar não vai além do entendimento humano, mas sufoca muitos sentimentos de rancor e raiva.
E claro que alguns espertinhos dão o super jeitinho brasileiro. Sim, brasileiro é de uma astúcia tremenda para burlar o que não precisa de diploma pra entender. Se perdoar é um mandamento (Mateus 18:21-22) o cristão dá o seu jeito pra fingir que perdoou. Na enormidade das vezes, diz que perdoou mas não tem mais o convívio, diz que um elo se quebrou ou qualquer coisa semelhante a isto que lhe leve a justiça de que o perdão está dado (perdão e confiança não são a mesma coisa!). Mas, pode isso Arnaldo?! Primeiro. "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Efésios 5:1); Cristo é nosso exemplo, devemos imitá-Lo. Então, vejamos como Jesus agiu no perdão. Em resumo, Pedro era junto a João e Tiago um dos 3 discípulos mais próximos de Jesus. Mas, Pedro nega a Jesus 3 vezes, o que Jesus faz?! Bom, se pensarmos no nosso conceito cristão, Jesus deveria perdoar mas deixar Pedro de fora dos planos para a igreja, do evangelho. Oras, que Pedro voltasse a ser um pescador. Estava perdoado, mas não teria mais o convívio com o Senhor. Pois é, mas o que Jesus fez? Logo após ressuscitar Jesus chama seus discípulos para um encontro e chama a Pedro. Neste encontro, Jesus chama a Pedro para uma conversa mais particular e lhe questiona sobre o quanto O ama. Ao fim, Jesus dá a Pedro não apenas o perdão, mas a liderança da igreja (João 21). Pedro com isto se torna o líder da igreja e é o grande precursor do evangelho. Então, o que Jesus fez?! Jesus era um dos grandes amigos de Jesus, com posição destacada entre os 12, Jesus trouxe Pedro de volta a esta condição.
Perdoar é fácil?! Quem disse que é?! Porém, perdoar é simplesmente mostrar o quanto de Jesus temos em nós. Quem muito perdoa (biblicamente), muito tem de Cristo. Quem muito perdoa (no jeitinho brasileiro), nada tem de Cristo. Quando não perdoamos a quem nos ofende (seja da forma que for) é como declarar que aquela ofensa que nos fizeram foi maior do que a que fizemos a Deus.
Viver o perdão cristão dos dias atuais não é viver perdão que é mandamento do Senhor. Perdoar não nos traz conforto imediato, não nos faz nos sentirmos mais leves, não nos leva a flutuar sobre as nuvens. Perdoar gera desconforto, mas, quando perdoamos, de fato, em atitude, estamos demonstrando que Jesus vale mais para nós do que nossos próprios interesses.
Perdoar as ofensas que nos fazem é tão importante para nossa vida espiritual quanto o ar que respiramos para nosso corpo físico. Quem não perdoa, não está em Cristo. Quem diz perdoar, mas se afasta, é mentiroso (1 João 4:20). E, se mentimos, temos sim um pai, mas ele não é o Deus eterno (João 8:44).
Ser cristão significa perdoar o imperdoável, porque Deus perdoou o imperdoável em você. (C. S. Lewis)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_344d886a2efe4000b3561e1e804184c5~mv2.jpg/v1/fill/w_259,h_194,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_344d886a2efe4000b3561e1e804184c5~mv2.jpg)