Conscientizados!
Série: De onde vem isso?
"[...]combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo a fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé."
1 Timóteo 1:18-19
Há uma verdade absoluta no mundo. Somos influenciados; somos severamente induzidos pelo meio em que vivemos. Em tudo. Há sim diferença entre os conhecidos "maria vai com as outras" para os mais influenciadores, mas a verdade é que, ainda que inconscientemente, somos a todo instante induzidos por alguém ou por algo. Exemplo disso é que tempos atrás o Facebook passou por poucas e boas por estar vendendo informações de seus inscritos, tudo para que empresas trabalhassem com tais informações no meio político. E isso é normal e não é novidade. O ser humano vive sob uma eterna influência. A diferença está na consciência que temos. A Bíblia nos mostra que existe no mundo 4 tipos de consciência.
Uma delas é a consciência corrompida: "Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." (Tito 1:15). Uma consciência corrompida é aquela onde a influência do mundo tem uma porta mais aberta. É feita por pessoas que até sabem o caminho certo, mas estão corrompidos e agem sob várias argumentações para viverem uma vida fora dos propósitos de Deus. Normalmente são pessoas que até tem a consciência de quem é Jesus, mas sua mente o trai sempre fazendo com que ele viva conforme a sua própria vontade.
Outro tipo é a consciência fraca: "E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais." (1 Corintios 8:12). Simples, este se refere a pessoa tão conhecida como o "Maria vai com as outras". É a pessoa política, que nunca se posiciona sobre nada. Procura agradar a todos. É aquela pessoa que pensa conforme o som da banda. Se o meio em que ela vive crê em Jesus, ela crê, agora, se o meio ao qual ela está inserida diz que a fé cristã é escravizadora, ela pensa igual. É uma consciência fraca, que nunca vai chegar aos pés de Cristo porque o mundo sempre vai lhe induzir a viver nas coisas que desagradam a Deus.
Ainda há a consciência cauterizada: "pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência," (1 Timóteo 4:2). Este é o estado mais grave da consciência. A pessoa já não vive mais pelo que é certo, mas pelo o que ela quer. O pecado já não lhe agride a mente mais, pelo contrário, o pecado é seu condutor. É uma mente vacinada contra o arrependimento. Não há mais para este tipo de pessoa o que é certo e o que é errado, mas somente, o que pode lhe fazer bem, lhe dar prazer. Não há mais a influência do Espírito Santo sobre essa mente, pois, ela é influenciada a todo instante, a ir na contra mão do amor de Deus.
E por fim há a boa consciência (texto em apreço). Nos dias atuais, é a forma de consciência mais difícil de se manter. Isto porque, a boa consciência nos leva a Jesus. É a consciência que tem claro discernimento sobre o que é certo e o que é errado, sobre o que é moralmente correto e o que é injusto, sobre o que é santidade e o que é pecado. Mas, vive sob uma batalha diária. Mídias sociais, televisão, vida em geral, tudo nos induz a sair da boa consciência, afinal, para mantê-la, realmente a batalha não é fácil. Interessante sobre isto é descobrir que a fé depende da boa consciência, afinal: "[...]tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé."
Muitas vezes podemos nos questionar porque nossa fé anda tão fraca, insegura ou até mesmo porque não temos fé. Acima encontramos a resposta. Nossa consciência não é boa. Manter a boa consciência requer de nós escolher um caminho totalmente inverso ao que o mundo procura nos influenciar a cada minuto do dia, pois precisamos estar de fato mergulhados na Palavra de Deus (Colossenses 3:1-17), ter a intimidade com o Espírito Santo para termos santificação (1 Tessalonicenses 5:23-24) e vivermos em maior comunhão com aqueles que prezam e buscam pela boa consciência (Salmos 133). Então: qual a sua consciência sobre isso?
Enquanto não tivermos uma consciência do pecado não devemos criar uma consciência de avivamento. (Luiz Hermínio)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_a3e442d09773419ab22a2cdb47bce1c0~mv2.jpg/v1/fill/w_277,h_182,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_a3e442d09773419ab22a2cdb47bce1c0~mv2.jpg)