top of page

Conscientizados!

Série: De onde vem isso?


"[...]combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo a fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé."

1 Timóteo 1:18-19


Há uma verdade absoluta no mundo. Somos influenciados; somos severamente induzidos pelo meio em que vivemos. Em tudo. Há sim diferença entre os conhecidos "maria vai com as outras" para os mais influenciadores, mas a verdade é que, ainda que inconscientemente, somos a todo instante induzidos por alguém ou por algo. Exemplo disso é que tempos atrás o Facebook passou por poucas e boas por estar vendendo informações de seus inscritos, tudo para que empresas trabalhassem com tais informações no meio político. E isso é normal e não é novidade. O ser humano vive sob uma eterna influência. A diferença está na consciência que temos. A Bíblia nos mostra que existe no mundo 4 tipos de consciência.

Uma delas é a consciência corrompida: "Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." (Tito 1:15). Uma consciência corrompida é aquela onde a influência do mundo tem uma porta mais aberta. É feita por pessoas que até sabem o caminho certo, mas estão corrompidos e agem sob várias argumentações para viverem uma vida fora dos propósitos de Deus. Normalmente são pessoas que até tem a consciência de quem é Jesus, mas sua mente o trai sempre fazendo com que ele viva conforme a sua própria vontade.

Outro tipo é a consciência fraca: "E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais." (1 Corintios 8:12). Simples, este se refere a pessoa tão conhecida como o "Maria vai com as outras". É a pessoa política, que nunca se posiciona sobre nada. Procura agradar a todos. É aquela pessoa que pensa conforme o som da banda. Se o meio em que ela vive crê em Jesus, ela crê, agora, se o meio ao qual ela está inserida diz que a fé cristã é escravizadora, ela pensa igual. É uma consciência fraca, que nunca vai chegar aos pés de Cristo porque o mundo sempre vai lhe induzir a viver nas coisas que desagradam a Deus.

Ainda há a consciência cauterizada: "pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência," (1 Timóteo 4:2). Este é o estado mais grave da consciência. A pessoa já não vive mais pelo que é certo, mas pelo o que ela quer. O pecado já não lhe agride a mente mais, pelo contrário, o pecado é seu condutor. É uma mente vacinada contra o arrependimento. Não há mais para este tipo de pessoa o que é certo e o que é errado, mas somente, o que pode lhe fazer bem, lhe dar prazer. Não há mais a influência do Espírito Santo sobre essa mente, pois, ela é influenciada a todo instante, a ir na contra mão do amor de Deus.

E por fim há a boa consciência (texto em apreço). Nos dias atuais, é a forma de consciência mais difícil de se manter. Isto porque, a boa consciência nos leva a Jesus. É a consciência que tem claro discernimento sobre o que é certo e o que é errado, sobre o que é moralmente correto e o que é injusto, sobre o que é santidade e o que é pecado. Mas, vive sob uma batalha diária. Mídias sociais, televisão, vida em geral, tudo nos induz a sair da boa consciência, afinal, para mantê-la, realmente a batalha não é fácil. Interessante sobre isto é descobrir que a fé depende da boa consciência, afinal: "[...]tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé."

Muitas vezes podemos nos questionar porque nossa fé anda tão fraca, insegura ou até mesmo porque não temos fé. Acima encontramos a resposta. Nossa consciência não é boa. Manter a boa consciência requer de nós escolher um caminho totalmente inverso ao que o mundo procura nos influenciar a cada minuto do dia, pois precisamos estar de fato mergulhados na Palavra de Deus (Colossenses 3:1-17), ter a intimidade com o Espírito Santo para termos santificação (1 Tessalonicenses 5:23-24) e vivermos em maior comunhão com aqueles que prezam e buscam pela boa consciência (Salmos 133). Então: qual a sua consciência sobre isso?


Enquanto não tivermos uma consciência do pecado não devemos criar uma consciência de avivamento. (Luiz Hermínio)



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page