Dia dos namorados!
Série: De onde vem isso?
"Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel."
Gênesis 29:18
A história de Jacó e seu amor por Raquel não se encaixa bem no nosso perfil de hoje. Quem hoje ficaria por 7 anos a esperar por alguém, e trabalhando por isso? Mas o pensamento nosso deve fluir para outro ponto. O que não fazemos por amor a algo? Jacó amava tanto a Raquel que trabalhou por 7 anos, quando se casou estava tão alucinado pelo momento que na núpcias não se atentou que havia se casado com Lia (irmã mais velha de Raquel), dada por seu pai Labão. Diante disto e desse amor avassalador Jacó trabalhou mais 7 anos por Raquel. E a história desse trio é bem interessante. Lia queria tanto o amor de Jacó que tentou conquistar esse amor lhe dando filhos, mas apenas quando nasceu o terceiro, Judá, é que realmente entendeu as coisas: "[...]Esta vez louvarei ao Senhor. E por isso lhe chamou Judá;[...]" (Gênesis 29:35). E por este entendimento é que Judá carregou o DNA de Jesus. Então, o que não fazemos por amor a algo?
Não adianta fugir, está no DNA do ser humano, seja ele quem for. Temos que adorar alguém. Está em nós, amamos e fazemos de tudo por algo. Prazer, este é o ser humano, um adorador nato! Alguém que tem em seu interior a melhor forma de adorar.
Certo dia Jesus disse que deveríamos amar a Deus de todo nosso coração, de todo nosso entendimento e com toda nossa força (Marcos 12:33). Outra vez Jesus nos mostrou que Deus procura os verdadeiros adoradores, aqueles que O adoram em espírito e em verdade (João 4:23). Quando olhamos para estas afirmações de Jesus podemos enganosamente pensar que o nível é muito alto, que ninguém pode chegar ao nível de verdadeiro adorador, de amar sobre todas as coisas. Sim, enganosamente porque é possível isto, e, assim como Jacó fez com Raquel, nós vivemos por amar algo em nossas vidas ao qual fazemos de tudo. E quando você compreender isto, compreenderá mais facilmente quando Jesus afirma que é impossível servir (amar) a dois deuses (Mateus 6:24).
Há quem ama tanto uma pessoa que se modifica por completo por ela. Muda as amizades, muda o jeito de ser, de se vestir, de falar, até mesmo de pensar. Há pessoas (não são poucas) que hoje deixaram o evangelho ou caminham de qualquer jeito nele por conta de um amor por outra pessoa. Muitas se enganam ainda frequentando igrejas, mas já não fazem mais o que faziam antes por Jesus. Há também as que amam sua profissão, seu trabalho. A estas, entre a profissão e a família, a profissão vem primeiro. E tem as que amam suas conquistas. Vivem pelos seus bens e seus diplomas e troféus. Há as que amam o time de futebol, vivem para respirar seu time, vendem se necessário o que for para estar junto dele. Também tem aquelas, e essas são milhares, que amam a si mesmo. Muitas até se dizem cristãs, mas não são. Nunca deixaram a velha vida, apenas deram um upgrade gospel, pois agora usam a moralidade Divina para justificar sua vida, seu próprio amor. Adoram a si. Se são pessoas iradas, dizem que não tem sangue de barata e que devem ser firmes. Se não perdoam, não vivem em misericórdia, se afagam dizendo que o mundo está cheio de pessoas mimadas. Se não se doam, é por conta de que o mundo está cheio de pessoas ruins. E assim caminham tais, cheios de amor a si mesmo. Com uma Bíblia na mão, mas ainda fugindo de tudo o que a Bíblia diz para não continuar sendo.
Qual o seu amor hoje?! Você seria capaz de "bater de frente" com seu cônjuge, noivo(a) ou namorado(a) por Jesus?! Você seria capaz de perder um emprego por se negar a fazer algo ou compartilhar com algo ao qual desagrada a Deus? Você seria capaz de olhar pra si mesmo e deixar sua arrogância, inveja, ira e tantos sentimentos que não são de Jesus para ter uma maior intimidade com o Espírito Santo? Bem, se refletirmos bem só nestas últimas linhas podemos então descobrir onde está o nosso amor verdadeiro. Hoje ainda temos tempo de mudar, a misericórdia de Deus está sobre nós (Lamentações 3:22), mas, não podemos garantir o dia de amanhã (Mateus 6:27). Hoje olhe bem para o seu amor, pois, onde ele estiver, ali estará a sua herança, a sua eternidade.
Só existe um caminho para o céu. Existem milhões de caminhos para o inferno. (Leonar Ravenhill)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_ce338310d09f40b2a6e116d7b861bfd3~mv2.jpg/v1/fill/w_284,h_177,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_ce338310d09f40b2a6e116d7b861bfd3~mv2.jpg)