Olhando para o alvo certo
Série: De onde vem isso?
"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Filipenses 3:13-14
"Tudo o que é coisa ruim acontece comigo!"; "Por que eu só me dou mal na vida?"; "Acordei com o pé esquerdo hoje!"; quem sabe você não seja assim, uma pessoa negativa! alguém que vive achando que água não se encontra com facilidade no deserto porque um dia você passou por lá. Mas, sem notar, você já parou pra pensar que muitas vezes você é negativo porque sua mente só pensa em coisas negativas? Será quem um dia você parou e refletiu de que as pessoas, na sua concepção, são tão más e só agem erradamente, só fazem coisas ruins ou só falam mal de você porque no fundo é você quem é negativo demais? Pois é, Jesus já disse né: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mateus 6:22).
É o típico caso. Você faz uma festa, mas só se recorda de quem não foi. Apareceu lá o fulano que saiu de outra cidade, veio de Uber, mas você, na sua memória dá mais atenção àquela pessoa que nem te ligou pra dizer que não ia. Alguns falaram tão bem da festa, mas sua atenção fica no que você ouviu quando o siclano falou que ouviu na mesa do lado que eles tinham ouvido os convidados da mesa de trás falarem que algumas pessoas da mesa ao lado tinham falado que o salgadinho tava gelado. É o típico caso. Você acorda na segunda-feira reclamando que tem de ir trabalhar, mas não se recorda que hoje, por volta de 13 milhões de pessoas estão acordando pra procurar um emprego.
É assim mesmo que somos. Formados em mestrado quando o assunto é trazer a memória o que nos faz mal. Pare e pense. Quanto você tira do seu dia pra reclamar da vida e pra ficar remoendo as memórias das coisas ruins que te aconteceram? A gente só falta chorar quando lembra que não viajou na última férias do trabalho, mas não consegue mover uma ponta do lábio em sorriso pra se recordar de quantas viagens já fizemos em férias. A gente fica emburrado e murmurando por passar final de semana em casa, mas não conseguimos nos alegrar porque não somos nós que estamos internados num hospital com um problema de saúde que a junta médica não sabe o que é. A gente usa a péssima frase "é, tô ficando velho(a)" quando aniversaria, fica emburrado mais que burro novo, mas não consegue dar um pulo de alegria ao se recordar que se fossem perguntados, todos defuntos gostariam de estar no nosso lugar.
É impressionante como o ser humano consegue ser infeliz porque quer, ter doutorado em ser mal agradecido. É como se a gente abrisse a gaveta da vida e de cara tivesse a caixa "Momentos de Alegria", mas a gente empurra ela pro lado pra esticar o braço bem no fundo e ir lá buscar a caixa "Momentos de dor". É o que a gente gosta não é?! Gostamos mesmo é de mostrar ao mundo o quanto a gente é sofrido. É a tal síndrome do cantor de Rap que nunca passa, tudo e todos nos fizeram mal. E sabe porque a gente é assim?! É porque no fundo a gente quer mesmo é ter motivo pra fofocar da vida alheia. É porque no fundo a gente quer ter alguém em quem atirar a pedra. É por isso que as atitudes de pessoas do nosso convívio são sempre olhadas com lupa. Basta um escorregão dela pra gente malhar o Judas. No fim a gente nem percebe o quão terríveis somos.
Mas Paulo não. Ele entendeu o caminho certo da vida. Ele compreendeu que a vida é feita para deixarmos o que foi ruim pra trás, que o correto da vida é prosseguir para o alvo, e o alvo é Cristo. E, pra se achegar a Cristo não resolve o chicote da praguejação, o que a gente precisa mesmo é de compaixão, amor, perdão e misericórdia. O que nos leva verdadeiramente a soltar o peso das coisas que ficaram pra trás é saber que o que foi ruim, passou, foi lição, aprendizado, mas que isso não deve ser o motivo da nossa cara de limão azedo. Se até o Shrek aprendeu a amar, porque a gente insiste em viver nesse mundo que é mais poluído que a China?!
Lance fora o que foi ruim em sua vida. Pare de cultivar lixo. Aprenda com Jesus, que mesmo tendo 11 traidores a sua volta - afinal Judas o entregou, mas Pedro negou e todos correram (menos João) - ainda assim, lavou-lhes os pés e os amou até o último instante. Pare de sofrência desnecessária. Não se permita virar árvore de dor, figo podre (Jeremias 24).
Na vida há duas cordas a nos puxar. Uma é de satanás, sempre mostrando que a gente é bom demais para as pessoas que estão ao nosso lado. A outra é a de Jesus, que nos mostra que somos ruins demais, por isso Ele nos colocou pessoas, para mexer na ferida que a gente tenta esconder. Olhe para o alvo. Um dia Paulo olhou, ficou cego, mas depois, com uma nova visão, jamais olhou pra trás pra chorar o que não viveu, pois ele sabia que Jesus tinha um novo e vivo caminho pra ele.
Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares que puder, para todas as pessoas que puder, por todo o tempo que puder. (John Wesley)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_7d7fb1037bf244a2b86e1c000647578f~mv2.jpg/v1/fill/w_275,h_183,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_7d7fb1037bf244a2b86e1c000647578f~mv2.jpg)