Poder para alma e mente
- Douglas F. Rocha
- 3 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Série: Jóias do infinito!
"A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;"
Lucas 10:27
Um dos grandes sucessos do cinema, não só deste ano, mas também de todos os tempos (atualmente é o segundo em bilheteria) é o filme Vingadores - Ultimate. O filme conta a história dos heróis que lutam contra o vilão Thanos, que busca ser o deus dos deuses e definir o destino do universo ao conquistar as jóias do infinito. As jóias são: da alma, da realidade, da mente, do poder, do espaço e do tempo. A jóia da mente possui o poder para comandar a mente de quem quer que seja e ter o conhecimento da mesma. Já a jóia da alma permite com que se manipule a alma.
Mas você sabia que temos este poder? Sim, temos o poder de controlar e definir o destino de nossa alma e de nossa mente. Aliás, o que passa por nossa mente recai sobre o destino de nossa alma. Por isso que Jesus nos mostrou que o caminho para salvar nossa alma é amar a Deus de toda nossa alma e de todo nosso entendimento.
Veja o que Jesus diz: "Porque do coração procedem maus desígnios,[...]" (Mateus 15:19). Ainda temos: "Sobretudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23). Se queremos comandar, ter o poder, sobre nossa mente e nossa alma, precisamos saber guardar nosso coração. É no coração onde as portas de nossas ações são abertas. É no coração onde nosso entendimento pode pender para o que é bom, reto, justo e certo ou para a perversidade e maldade. É no coração onde nossa alma é alimentada, com coisas boas ou coisas ruins. Ainda assim, o poder é todo nosso. Se temos uma boa mente, certamente teremos um bom coração. E se temos um bom coração, nossa alma está sendo bem alimentada.
As palavras de Jesus nos dizem mais: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;". Observe que são 4 formas de amar a Deus: pelo coração, com a alma, em força e no entendimento. Não há como amar a Deus verdadeiramente por apenas 3 bases, tem de ser pelas 4. Se não amamos a Deus no coração, Jesus já nos disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro,[...]" (Mateus 6:24). Se Deus não está em nosso coração jamais estará em nossa alma, jamais usaremos de nossa força por Deus e nosso entendimento não será Dele. Amar a Deus de todo coração está totalmente vinculado ao não amarmos a nós mesmos, a nos sacrificarmos, nos negarmos e nos doarmos por Deus. A alma fala do poder que temos de guardar as coisas, sejam boas ou más. Almas feridas e não curadas geram feridas incuráveis no coração. É de uma alma que não ama a Deus que procedem a falta do perdão, a arrogância, a falta do amor, a soberba e tantas outras coisas que se fazem presentes em nosso coração. Amar a Deus de toda nossa força condiz com o que Jesus disse: "[...], o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." (Mateus 11:12). Se não nos esforçamos em amar a Deus, somos presas fáceis, afinal, seremos apenas frequentadores de igreja, nada faremos de esforço por Deus. Por fim, devemos amar e ter o poder da nossa mente, do nosso entendimento. Diariamente somos bombardeados com o que vem do mundo. Noas tendências, visões filosóficas que contrariam a Deus, a modernização do mundo, tudo vem á nossa mente para que mudemos nosso rumo, nosso pensar, para que o poder de nossa mente seja do mundo. Por isto Paulo nos diz: "[...],mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2). E ainda: "[...], buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus." (Colossenses 3:1).
Não temos o poder sobre mente e alma das pessoas, mas temos sobre aquela que é a pessoa mais importante: nós! Então, que nossa mente e nossa alma estejam voltadas a Deus, a amá-Lo mais que tudo. Devemos pensar sobre como agimos com nossa mente e nossa alma, o que vem sendo frutificado em nosso coração, afinal, haverá o dia onde tudo será levado a Deus e então, seremos julgados pelo que fizemos com este poder.
Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto. (Billy Graham)

留言