Desertos!
Série: Olhar profundo
"Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus."
Marcos 9:4
Deserto. A escola de Deus para nossas vidas. Mais, o lugar onde nossa intimidade com o Criador é mais profunda (depende de nós). Você sabia que o deserto é bom, pode te transformar? Claro, somos induzidos a crer que o deserto da vida é ruim. Mas, também, quem gosta de dias ruins?! Não se preocupe, Deus entende que você não quer o deserto, mas, por amor, ainda assim, Ele vai te enviar para algum deserto em algum momento da sua vida.
Mas, a partir de hoje, comece a olhar para o deserto como ele verdadeiramente deve ser visto. Lugar onde as asas do Altíssimo vai te alcançar. Observe melhor, houve 3 homens descritos na Bíblia que caminharam no deserto. E eles nos explicam muito o que é o deserto pra nós.
"[...]; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã;[...]" (Gênesis 1:15). Moisés. Deus precisa te tirar do sistema. Nossa vida sempre é muito atribulada e cansativa. Trabalho, contas, responsabilidades na igreja e/ou com a família. Somos inundados diariamente a viver dando o máximo de nós para pagar as contas, conquistar coisas, ir mais além. Ouvimos tantas vozes. Sem perceber, vamos nos afastando de Deus. Já não temos mais tempo para orar, não temos mais tempo para ler a Palavra e não temos mais tempo para Deus. Sempre tem aquele futebol mais importante, aquela festa que estamos organizando, um novo projeto de vida em nosso forno, uma emergência na igreja ou na família. Assim, mesmo sem perceber, quase que como uma mensagem subliminar, nos afastamos de Deus e já não ouvimos mais Sua voz. Sem notar, o mundo fica mais interessante e amável que Deus para nós. Moisés também estava assim. Vivia dentro de um cenário e um sistema egípcio. Mesmo sabendo qual sua origem, por conta do sistema em que vivia, não buscava o contato com Deus. Assim, ele precisou ser tirado do sistema para que então encontra-se a Deus. Deus te manda para o deserto para que lá você O encontre, ouça Sua voz e seja transformado.
"Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite,[...]" (1 Reis 17:3). Elias. Deus precisa te mostrar que é Ele quem provê em sua vida. Quando o sucesso vem, quando tudo vai bem, sejamos francos, começamos a nos achar. E isso pode acontecer em qualquer esfera da nossa vida, do profissional ao ministerial. É difícil não chegar ao ponto de achar que somos o cara! Mas quando nosso topete está bem alto, Deus nos envia ao deserto. E lá Ele nos mostra como somos frágeis, fracos, como não temos de fato as ferramentas necessárias para muitas coisas em nossa vida. É no deserto que Deus mostra quem Ele é. É quando estamos no deserto da vida que Deus mostra o quanto Ele nos ama, porque, não importa o que estejamos passando, é Ele quem provê. É Ele quem todos os dias com misericórdia nos dá fôlego de vida e nos sustenta. Elias poderia ter saído da presença do rei e de sua cruel esposa Jezabel se achando o tal, mas foi enviado ao deserto para entender que, ele era apenas uma ferramenta. Deus te manda para o deserto para que você entenda que Ele te ama, te guarda, te livra e te sustenta.
"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto." (Lucas 4:1). Jesus. Deus precisa te fazer vencedor diante do diabo. É no deserto onde aprendemos a vencer o diabo. É quando entendemos o deserto que buscamos intimidade com o Espírito Santo. No dia mal, deixamos a prepotência, a arrogância, o orgulho e tudo que só nos mata. É quando nada vai bem que buscamos humildade. É no deserto onde Deus vai nos conduzir a termos maior presença do Seu Espírito Santo. É quando não temos força que Deus é a nossa força. É no deserto onde combatemos as tentações do diabo com as promessas que Deus fez para nossa vida. É lá onde somos verdadeiros. Jesus foi para o deserto para vencer o diabo. É no deserto onde também vencemos o malígno.
Três homens. Cada qual guiado de alguma forma ao deserto. Para serem derrotados e humilhados? Não! Mas para serem nova criatura! Observe que no milagre da transfiguração os que estavam com Jesus era exatamente aqueles que venceram, que se achegaram a Deus num deserto. Então, o deserto não é a tampa do caixão da sua vida. O deserto é o local onde as vestes de seu coração vão se tornar igual as vestes de Deus. Procure a Deus no deserto da sua vida, lá Ele te espera com cordas de amor.
Precisamos entender que mesmo que as coisas fugam do nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus. (Hernandes Dias Lopes)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_403e167b7d294b8e85ef3edcebdb601a~mv2.jpg/v1/fill/w_225,h_225,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_403e167b7d294b8e85ef3edcebdb601a~mv2.jpg)