Dois mil e quinhentos anos depois!
Série: Olhar profundo
"Ouvi, todos os povos, prestai atenção, ó terra e tudo o que ela contém, e seja o Senhor Deus testemunha contra vós outros,[...]"
Miquéias 1:2
Miquéias é considerado na Bíblia um dos profetas menores. Escreveu seu livro há mais de 2.500 anos. Para muitos pode ser espanto, mas seus escritos, demonstram com total clareza nossos dias de hoje. Vejamos o panorama de nossos dias atuais através do livro de Miquéias.
"Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniquidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos." (capítulo 2, verso 1); Nossos governantes são a vergonha. Sugam todas as riquezas do povo. Não se compadecem dos necessitados que morrem nas portas dos hospitais por falta de atendimento e da pobreza em que a nação vive. Eles são o poder, e com este poder vivem para enriquecimento próprio. Todos os níveis de poder estão manchados pela corrupção. Difícil é encontrar quem tenha as mãos limpas.
"[...]o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno,[...]" (capítulo 7, verso 3); até mesmo a justiça está corrompida em nossa nação. Quantos não são os que deveriam estar presos e estão soltos? e quantos não são aqueles que poderiam estar livres e pagam criminosamente? A balança da justiça pesa conforme o ouro, o poder e o status, não conforme a reta justiça.
"Ainda há, na casa do ímpio, os tesouros da impiedade e o detestável efa minguado? Poderei Eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos?" (capítulo 6, verso 10 e 11); Se os poderes estão corrompidos, não há como se diferenciar da própria população. Há quem grita contra a corrupção, mas a pratica em sua empresa. Milhares e milhares de empresários em nosso país vivem cometendo o crime fiscal, buscando a todo custo burlar a legislação fiscal para não recolher seus impostos. Usurpam do governo? Não! Também usurpam do povo, afinal, quem paga sempre é o povo.
"Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente;[...]" (capítulo 7, verso 2 e 3); A humanidade é governada pela ganância, pela soberba e pelo desejo de sempre estar acima de todos. Não importa o que seja necessário. O amor, a misericórdia e a compaixão estão mortas entre nós. O que vale são nossos desejos. Se para vencer for preciso enganar, trair, ferir ou até mesmo destruir uma pessoa, assim fazemos. Não nos preocupamos mais com o próximo. Agora, existe apenas a nossa vontade!
Terrível cenário não?! Então, como achar saída e esperança em meio a tanto caos?! Poderíamos pensar: Contra as portas da igreja o inferno não prevalecerá! Ainda temos a igreja. Temos?! "Assim diz o Senhor acerca dos profetas que fazem errar o meu povo e que clamam: Paz, quando têm o que mastigar; mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca." (capítulo 3, verso 5). Até mesmo as igrejas estão corrompidas hoje. Ainda há as que zelam pela Palavra, mas milhares de pessoas hoje tem suas almas aniquiladas pela perversidade que escorre pelas paredes das igrejas que visam poder e domínio.
Então em um tempo de calamidade em que vivemos, como vencer e viver? O que podemos fazer? "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." (capítulo 6, verso 8). Estes são os passos daqueles que desejam verdadeiramente ter uma vida correta. Praticar a justiça reta, amar, não apenas praticar, amar a misericórdia, e andar, sim a todo instante com Deus. E assim, desta forma, ainda que num mundo, num país, tão cruel, o Senhor nos livrará, porque assim: "Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido." (Salmos 91:7).
Fé não é achar que Deus fará tudo o que você quiser. Fé é crer que Ele fará o que é melhor para você! (Marcio Valadão)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_368fe6c66d044a5d840b4fc025f32ef4~mv2.jpg/v1/fill/w_700,h_366,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_368fe6c66d044a5d840b4fc025f32ef4~mv2.jpg)