top of page

Desviados ou Desfocados!

Série: Olhar profundo


"se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu,[...]"

Colossenses 1:23


É comum e muito conhecido. Temos hoje uma multidão de pessoas alicerçadas em 2 grupos da fé cristã. São os desviados e os desfocados. Os desviados estão no linguajar da igreja. É um grupo formado por, assim digamos, ex-crentes. Evidente que o primeiro ponto é que este grupo se diferencia pelos que aceitam tal associação e pelos que não aceitam. Os que se entendem como desviados sabem que estão no caminho ao qual Cristo disse para não andar. Já, a maioria, os que não aceitam, intitulam-se como cristãos que estão fora do sistema da igreja. Normalmente é formado mais por críticos notórios da congregação como corpo e como instituição. Estes, não aceitam serem julgados, evitam na sua maioria o contato com outros cristãos, dizem ter Jesus como seu advogado fiel, entre outras características. Os desviados formam um grupo que já se batizou declarando a fé em Jesus e já fez parte ou liderou ministérios. Em alguns casos é até mesmo formado por pessoas que tem um bom ou amplo conhecimento da Bíblia. Mas, por algum motivo, foi viver na aparência e conformidade com o mundo. Vivem hoje para si. Quando contestados sobre seus passos e motivações, tem a sopa de letrinhas na ponta da língua: legalista é a boia de salvação. Se desviaram porque o mundo lhes seduziu, mas procuram sempre jogar a culpa em algum ponto da igreja.

Já os desfocados estão na igreja. Estão por toda parte dela. Pode até mesmo ser pastor. Não se sabe bem de onde tiraram a certeza, mas a verdade é que vivem crendo que o que importa são as obras. Precisam estar no culto, precisam estar em algum ministério, precisam e precisam fazer alguma obra. Assim o céu lhes é garantido. Mas a verdade é que estão desfocados. Estes, raramente leem a Bíblia. Suas orações são só para agradecer a comida ou quando se reúnem com a igreja. Suas festas sempre tem um bom pagode ou sertaneja, um pouquinho de álcool pra alegrar o ambiente e, claro, aquela oração forte no parabéns. Estão tão desfocados que podem até mesmo abrir o jornal pra ler o horóscopo do dia. Não cultuam santos, mas vivem suas vidas em função das riquezas e dos prazeres desta terra. No fundo, já nem creem tanto na volta de Jesus, ou, certamente, que ela não acontecerá em sua geração. Estes em nada foram transformados. Quem mentia continua mentindo, quem roubava continua roubando. Inveja, ciúmes, orgulho, ira, vaidade e boca maligna continuam a ser cultuados num cantinho secreto e particular de suas vidas. Estes são até mesmo capazes de parar na rua pra cigana ler a mão só pra não constranger a moça. Desfocados se esquecem de amar e perdoar. Convivem com a falta de amor e perdão sem sofrimento algum (deita a cabeça no travesseiro e dorme). Quanto mais tem mais querem, e quando alguém precisa de ajuda, uma moeda e uma oração forte resolve o caso. São desobedientes a Deus. Aliás, o que mais gostam é desobedecer a Deus. Pra estes tudo lícito e tudo convém, desde que, não seja necessário se negar e pegar uma cruz. Vivem literalmente com um pé no mundo e um pé na igreja. Só se esqueceram de que Jesus afirmou que é impossível servir a 2 deuses (Mateus 6:24). Mas, é bem provável que este grupo creia que está servindo a Deus.

Olhando pra si, você enxergou algo que você pratica hoje? Se em algum momento você leu algo que faz parte da sua vida hoje, então, será que você, mesmo sem perceber, não está num grupo muito perigoso da vida? Se atentamente olhar para a Palavra de Deus, você verá que por toda ela Deus, Jesus e o Espírito Santo nos afirmam uma grande verdade. No evangelho não existem desviados e desfocados, existem o que são filhos de Deus e os que são filhos da ira. Em qual grupo você deseja estar? Se um dia te venderam a ideia de que você pode estar com Jesus do seu jeito, sinto lhe informar que na verdade não estavam te vendendo nada, mas sim, comprando sua alma. Hoje, olhe com carinho para si, para sua vida. Tenha no mínimo amor por si mesmo, porque, quando a última trombeta da sua vida tocar, não vai mais resolver querer saber se você é desviado ou desfocado.



Deus não é Deus de remendos. Ele desfaz para refazer melhor! E quando Ele começa a fazer, vai até o fim. Incomoda! (Helena Tannure)



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page