Olhe para dentro!
Série: Olhar profundo
"O orgulho vem antes da destruição; espírito altivo antes da queda."
Provérbios 16:18
É interessante ver como o mundo está sendo conduzido nos dias de hoje, e isso, mesmo que sem perceber, está mudando radicalmente nosso caminho. Estamos vivendo tempos onde a casca é muito mais importante. Sem tirar suas importâncias ou necessidades, observe como o mundo de hoje é vaidoso. Todos queremos estar com um corpo maravilhoso. Mulheres, e homens também, gastam horrores em produtos ou métodos de estética e beleza. Nunca os cirurgiões estéticos foram tão requisitados. Os mais velhos então tentam a todo custo esconder as marcas da vida. Tatoo já virou "peça" do corpo, e, numa medida talvez um pouco exagerada, já tem a mesma importância que algumas partes do corpo. Sim, tudo vem se inclinando para que o ser humano seja cada vez mais vaidoso, cada vez se preocupe mais e mais com o que ele apresenta fisicamente. E aqui temos uma ponta.
Por outro lado é interessante também observar a religião, sim, religião, não a crença e fé cristã. É interessante observar como a religião toma cada dia mais corpo, sufocando a fé cristã. Homens a cada novo tempo criam mais e mais doutrinas (humanas, não Bíblicas) para produzir religiosamente o efeito do que é o pecado e dar alguns ares de facilidade, comodidades para a salvação, além de deixar de mostrar o todo do pecado. Prostitutas, gays ou bêbabos são barrados de qualquer baile gospel (ops! culto religioso). Adúlteros descobertos precisam deixar a congregação tamanha a frieza com que são tratados. Tais pecados (porque sim, são pecados) ganham status de pecados de morte. É a lepra da religião gospel. E, por conta de tais ações e atitudes serem condenadas por Deus, os homens entenderam que tem o direito de simplesmente decretar que isto é a condenação única e final ao inferno. E aqui temos a outra ponta.
E quando juntamos as duas pontas vemos no centro o sábio que desenvolveu tudo isto. Satanás! Sim, ele mesmo foi quem, por experiência própria descobriu o que derruba o ser humano da presença de Deus. O orgulho!
O mundo vive tão envolto em busca da vaidade, do elixir da vida, que se esquece de olhar para si mesmo. O que importa não é o seu interior, mas o seu exterior. A pessoa pode ser arrogante, prepotente, maldizente, caluniadora, difamadora, fofoqueira, amarga, praguejar maldição contra os outros, mas, se tiver um sorriso falso e estiver dentro do esteriótipo de vaidade, então sua vida está ótima. É aceita em qualquer ambiente e até ganha estrelinha de simpática.
Já a religião é isso mesmo, é religião. Mentir, roubar, desdenhar, não ser solicito, não perdoar, não amar, falar mal e provocar intrigas, puxar o tapete, bajular e não exortar com amor, querer ser mais do que os outros, isso tudo pode, isso tudo não é orgulho. Você pode ser tudo isso, mas se dizima, é o crente fiel. Você pode ser avarento, ciumento e invejoso, mas se está trabalhando na obra, é um crente exemplar. Você pode tudo isso, mas o que importa é sempre sua casca. Seu orgulho sempre vai estar lá, sendo bem polido pelas mensagens de auto estima, de como vencer, como derrubar seu gigante. Sempre haverá um belo coaching gospel pra te dizer como ser mais orgulhoso de si.
Triste. É triste ver como o diabo vence o mundo, e vence a igreja com uma única cartada. Vender a nós que a única coisa que o derrubou do céu, o orgulho, pode ser nossa melhor estátua. No fim, o plano maligno vem capturando milhares de almas diariamente apenas alimentando o nosso orgulho, fazendo com que olhemos mais para a vaidade da vida do que para a soberba que há em nós.
Então, o que fazer? Que tal olhar para si mesmo com a mesma preocupação com que você olha para seu corpo? Que tal olhar para seus pecados internos da mesma forma que você olha para os pecados externos dos outros? E como bônus, que tal olhar pra si no mesmo padrão que você olha e crítica as pessoas?
Pois que assim sejamos, pois, o orgulho foi a única coisa necessária para que satanás deixasse de ser um anjo para virar um demônio.
Não viva em função do Isaque que Deus te deu, viva em função do Deus que teu o Isaque. (René Kivitz)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_437c767934a84003873d533bc76f2bfd~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_523,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_437c767934a84003873d533bc76f2bfd~mv2.jpg)