Fé inabalável!
Série: Coisas difíceis!
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável."
Salmos 51:10
Quando tocamos no assunto fé, é praticamente impossível tratar do assunto sem usar o escrito no livro de Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem."; E tudo parece muito lindo e fácil de se viver, mas não é. Ter fé é uma coisa, viver em fé é outra bem diferente. Falar de fé, como agora, é mais fácil que falar de amor, viver em fé é tão difícil quanto qualquer coisa. Sim, falar é fácil, viver é que são elas. Devemos sempre nos recordar de que a fé é, para nossa vida, como uma montanha russa, hoje tenho muita, amanhã já não se sabe.
E assim o somos: "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos,[...]" (Tiago 5:17). Aqui um grande exemplo de como andamos com nossa fé. Um dia Elias estava num alto monte enfrentando a descrença de uma nação e 400 profetas de Baal, venceu a descrença e os profetas. Fez fogo do céu descer. Mas no dia seguinte saiu fugido porque uma mulher, Jezabel, lhe jurou de morte.
Ter fé verdadeiramente não é fácil. Sim, porque ela sempre vai lhe ser solicitada nos momentos de maior angústia. Afinal, você já viu um milionário precisar de sua fé para por comida na mesa? Você já viu uma pessoa sair de um check-up médico, como todos seus exames perfeitos, precisar de fé pra continuar sua vida? Você já viu alguém que está viajando de férias com todas regalias possíveis precisar de fé pra renovar sua vida e ter alegria nela?
Não, a fé não vai aparecer nos melhores momentos. Você vai medir a sua fé quando as coisas se complicarem. Como diz Tiago: "[...]qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?[...]" (Tiago 2:14).
E juntando e compilando todas estas coisas podemos nos fazer 2 perguntas: 1- como vou ter fé? Ao que temos a resposta: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;" (Efésios 2:8). Com isto, já entendemos de que a fé se encontra na busca de intimidade com Deus. Quem não tem intimidade com o Pai não tem fé, tem esperança, e nisto, a fé, se encaixa Hebreus 11:1. É Deus quem nos dá fé, e ela vem na medida em que nos aproximamos do Criador; 2- e que tais obras são essas? A resposta se encontra em uma outra aplicação. Praticamos as obras de Deus na obediência a Deus. "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia;[...]" (Isaías 64:6). Sim, nossas obras, nossas causas tão nobres, quando não acompanhadas da obediência a Deus são apenas justiças particulares, e tais são como trapo de imundícia.
"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam." (Hebreus 11:6). Se queremos ter fé, uma fé que move nosso espírito a ser inabalável, precisamos de 2 coisas apenas, intimidade e obediência a Deus. Se não temos isso, não temos fé. Seremos vencidos quando as lutas vierem. E de nada adianta ficarmos calejados em algumas lutas, pois sempre virão novas, as quais jamais batalhamos.
Deseja ter fé? Deseja ter fé nem que seja do tamanho de um grão de mostarda (Mateus 17:20)? Então tenha intimidade com Deus e seja obediente. Caminhando por este caminho, certamente, jamais seremos vencidos.
Quem investe na fé, não precisa contar com a sorte. (Autor desconhecido)