Como ladrão!
Série: Verdades absolutas!
"pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite."
1 Tessalonicenses 5:2
Uma das verdades mais mentirosas que se contam é a de que não se sabe sobre a volta de Jesus. Tal texto acima é muito usado para comparar e comprovar de que não sabemos quando Jesus irá voltar. Assim se descrevem, dizendo que Jesus virá como um ladrão. Apontam isto e somam com: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mateus 24:36). Ok, então tudo parece ser um encaixe perfeito e que realmente a volta de Jesus é uma incógnita, que ninguém conhece. Mas, ao olhar mais profundamente, descobrimos que a história não é bem assim. Claro, é preciso deixar bem esclarecido de que datar claramente a volta de Jesus, isso sim é um erro. Porém, é um erro [talvez maior] considerar que não há como saber quando o Filho do Homem irá voltar.
De início, façamos o que sempre deve ser feito, não ler apenas um verso Bíblico para dar resposta a tudo, mas ver todo contexto. Portanto, leia todo o capítulo, mas nos apeguemos aqui a uma parte interessante: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia;[...]Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios." (1 Tessalonicenses 5:4-6). Ainda, somemos: "E vós possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade;[...]Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio.[...]Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar." (1 João 2:20-21;24 e 26).
Com tudo isto, ainda temos as inúmeras vezes em que as cartas apostólicas falam sobre a volta de Jesus e o próprio Senhor Jesus mostrando quando será a sua volta. Então, sobre tudo o que lemos, nos atentemos a 2 pontos.
Primeiro. Quando Paulo descreve tal texto em Tessalonicenses, ele o faz desta forma pois ele nos leva em consideração o que está descrito em Levítico 6:12-13, ao qual demonstra que o fogo do altar não deveria ser apagado e que um sacerdote sempre ficava de vigia sob o fogo. No caso, sempre havia um guarda que fazia uma espécie de ronda e quando ele observava que o sacerdote dormia ele puxava as vestes sacerdotais para que ele acordasse nu e se envergonhasse. Este guarda era chamado de ladrão da noite.
Segundo. A Bíblia expressa em muitos momentos como será a vinda, a volta de Jesus. O próprio Senhor fala sobre isso. Interessante que um dos textos onde mais é falado e apresentado sobre esta volta está em Mateus 24. E logo em seguida Jesus aplica a parábola das dez virgens. Coincidência? Jamais. Em resumo, o que Jesus apresenta nesta parábola é como devemos ser para a sua volta, como as 5 prudentes e jamais como as 5 néscias. Aliás, observe que logo depois das parábolas das 10 virgens há a parábola dos talentos e o grande julgamento. Coincidência? Jamais.
Fato é que dizer que não dá pra se saber quando Jesus voltará é falácia de intelecto cristão. Datar é um erro, mas dizer que não há como saber é ser como as virgens néscias. Os tempos estão ai para nos mostrar a volta do Filho do Homem. Sua volta está prevista e marcada e temos todos os dias o mundo espiritual e físico nos mostrando as coisas que Jesus nos disse. Até mesmo viver sem vigiar sobre esta volta é algo terrível a nós. Quanto ao fogo, ao azeite das virgens? Espiritualmente ele representa o Espírito Santo e a unção em nós. E como estamos com este fogo? aceso? E esse azeite, como está nossa unção? Devemos divagar sobre isso. Porque, de nada nos adiantará vivermos sob a ótica de que Jesus não voltará, pelo contrário, as portas para as 5 prudentes foram fechadas e não se abriram mais. Então, não deseje a si mesmo ter tal porta fechada.
Evitar pecados apenas na frente dos outros é insensatez, pois Deus é o público nos nossos pensamentos. (Autor desconhecido)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_d04b6177a3fc47e199781ecac10f2483~mv2.jpg/v1/fill/w_301,h_167,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_d04b6177a3fc47e199781ecac10f2483~mv2.jpg)