top of page

Fake news!

Série: Verdades absolutas!


"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema."

Gálatas 1:8


Uma das piores coisas que pode ter acontecido ao ser humano em todos milênios de sua existência foram as fake news religiosas. São coisas que foram criadas e instituídas pelo homem como sendo princípios divinos, doutrinas que são a verdade. Isso, só cooperou para que o ser humano se afastasse de Deus e vivesse com o Criador muito mais num conceito comercial do que de amor. Dentre vários, pontuemos alguns.

Purgatório - a igreja romana instituiu que quando morremos damos uma parada no chamado purgatório, que nada mais é que o local onde as almas chegam para um processo de purificação ou castigo temporário. Assim, todos, são preparados por um tempo determinado para adentrar ao Reino de Deus. O problema é que essa doutrina romana contradiz com o que a Bíblia diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hebreus 9:27). Ou seja, a Palavra nos deixa muito claro de que não há purgatório, mas sim, a condição de que, ao morrer (e não existe segunda chance de vida) chegamos ao juízo. E, se de fato existe purgatório, como explicar o que a Bíblia revela: "Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros.[...]E os mortos foram julgados, segundo as suas obras,[...]" (Apocalipse 20:12)?

Lote no céu - conceito muito usual na década de 80 e início dos anos 90. A ideia criada pelos sábios da igreja evangélica é que, quanto mais dinheiro você desse á igreja, melhores condições no céu você teria. Lastimável. "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra,[...]mas ajuntai para vós outros tesouros no céu,[...]" (Mateus 6:19-20). Triste ver como algo tão nítido foi transformado em uma mentira tão grande.

Adoração a santo - um dos grandes pilares da igreja evangélica foi disseminar que os romanos adoravam a santos, dando assim a honra que deveria ser só de Jesus. Até ai tudo correto; "Porquanto há um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," (1 Timóteo 2:5). Porém, a mesma criou infindáveis meios, formas e circunstâncias doutrinárias para escravizar as pessoas, assim, até hoje, milhares de protestantes não adoram a santos, mas possuem os seus próprios ídolos, criando assim uma proporção igual ou maior que a romana na adoração. "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." (1 João 5:21).

Deus conhece suas limitações - uma bela música que tocou no coração de cristãos e até de não cristãos foi Raridade, do cantor Anderson Freire: "O pecado não consegue esconder; A marca de Jesus que existe em você; O que você fez ou deixou de fazer; Não mudou o início, Deus escolheu você; Sua raridade não está naquilo que você possui; Ou que sabe fazer; Isso é mistério de Deus com você;" E nisto o ser humano agregou mais um item ao seu lindo argumento de que ele é limitado, que o pecado é mais forte do que ele e de que Deus conhece suas limitações por isso o dará a salvação. Agora o ser humano também virou raridade. Claro e óbvio que Deus nos ama muito, nunca ninguém jamais alcançou a mesma medida do amor de Deus por alguém. Porém: "pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento." (1 Pedro 1:15). Sim, o pecado esconde, destrói a marca de Deus em nós, ele nos torna imagem e semelhança daquele que pecou primeiro, satanás. Sim, nossas atitudes mudam todo o resto e principalmente, mudam nosso fim.

E há muito mais. E sobre tudo isto e muito mais o que devemos ter de lição diária é que ser lançado ao inferno não será um mero evento, um mero erro da justiça de Deus. Não. Ser lançado ao inferno será também se recordar de que, enquanto em vida, tivemos todos os dias o amor de Deus sobre as nossas vidas (Jeremias 31:3; Oséias 11:4), vivemos diariamente pela porção de misericórdia vinda de Deus (Lamentações 3:22-23). O que fazemos com este amor e esta misericórdia é o que define se entraremos pelas portas do céu ou se seremos lançados ao inferno. O que resta saber é se creremos mais nas fekas news criadas pelos homens, que tanto nos beneficiam e nos agradam, ou se daremos mais razão as verdades de Deus.



Nunca foi dito "a quem o Senhor ama Ele enriquece", mas "a quem o Senhor ama, Ele corrige". (Charles H. Spurgeon)




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page