Por entre as sombras
Série: Mais profundo!
"os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes,[...]"
Hebreus 8:5
A Bíblia é muito rica. Certamente que não há literatura humana que possa conter tantas coisas em seus escritos. Porém, por conta de estar sendo colocado tão em desuso, a mesma vem cada vez mais sendo questionada e incompreendida. É lamentável porque é como se tivéssemos bilhões no banco em dinheiro mas nos contentássemos em viver com moedas.
Há muitas pessoas que usam hoje a Bíblia apenas como um livro histórico. Nisto, usam a própria história para questionar muitas das histórias bíblicas. Nisto, a Bíblia se torna um objeto onde o que prevalece é a descrença. Por outro lado há milhares que usam a Bíblia como um livro com histórias e buscam apenas a revelação mais simples, a revelação filosófica humana, onde serve para nos dar alguma esperança, alguns sinais e responder alguns porquês da vida. Nisto, ainda que não gere descrença, de fato tais pessoas se tornam simpatizantes do mundo e visam apenas o que há nesta vida. Perdem assim a profundidade das riquezas da Bíblia. Vivem muito mais pelo que os outros dizem do que pelo que a Bíblia diz. Concentram suas forças em extrair conhecimentos humanos ao invés do conhecimentos do céu.
Por fim, em extinção, há o grupo daqueles que entendem o que realmente é a Bíblia. A Palavra de Deus! Nisto, descem ao mais profundo conhecimento das Escrituras. Entendem que apenas para quem verdadeiramente busca, se encontram as maiores revelações de Deus. Compreendem com exatidão quando o autor de Hebreus descreveu que as coisas celestiais foram lançadas a nós como que por sombras nas coisas terrenas. Entendem que Deus deu todas respostas necessárias, e um pouco mais, mas estas só se revelam para quem de fato anseia por tais respostas.
Ah se fôssemos mais profundo nas Escrituras. Então, descobriríamos tantas coisas e tantas verdades que não seríamos mais enganados, deixaríamos de viver com tantas marcas e feridas, seríamos de fato curados, entenderíamos muito melhor o amor de Deus por nós, compreenderíamos o que é vida e o que é eternidade, saberíamos que o que aqui se conquista vira pó mas o que se conquista no céu é eterno. Deixaríamos de viver correndo atrás de vento, de coisas que duram alguns anos (ainda que sejam décadas) para correr pelo prêmio incorruptível, daríamos mais valor a Bíblia e ela não seria mais apenas um bom objeto decorativo de nossa casa. Não cairíamos em apostasia nem em paganismo religioso, não viveríamos correndo atrás das promessas de prosperidade, muito menos daríamos valor ao gospel. Então, de fato, seríamos aquilo que deveríamos ser, muito mais preparados para o Reino eterno.
Talvez hoje você seja uma pessoa que vive tal descrença. Talvez hoje pra você a fé cristã seja só um meio ao qual algumas pessoas enganam e se dão bem financeiramente. Talvez hoje você seja daquele que quer crer, mas pelo que vê por ai, não consegue caminhar. Talvez até haja em seu ser o desejo de conhecer mais da Bíblia. Talvez você esteja vivendo em tempos onde o que o mundo te apresentou não te convence. Para todas estes motivos, só há uma saída. Você ir mais profundo na Bíblia. Sozinho?! Sim, pois "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor,[...]" (Jeremias 29:13-14).
Jesus não veio ao mundo fazer do pobre um rico, Ele veio ao mundo para fazer com que homens mortos vivam. (Leonard Ravenhill)