Rei ou salvo?
Série: Mais profundo!
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra,[...]"
Mateus 6:19
O islã diz aos seus que no céu haverá 72 virgens para cada homem. Mas você sabia que o cristianismo mostra que no céu haverá reis e servos?! Sim, o cristianismo, Jesus, apresenta que o céu não será um lugar de igualdade para todos. Haverá diferença entre os que lá estarão. Para um entendimento mais claro, ainda que a proposta seja pobre, o céu terá reis governantes e pessoas que estarão lá para servir estes reis. O entendimento completo é extenso e as linhas são poucas, então, tentemos chegar apenas no início do entendimento.
Veja o que Jesus disse: "Não acumuleis para vós tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;"(Mateus 6:19-20); "e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai,[...]" (Apocalipse 1:6); Vejamos o que Deus diz: "vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.[...]" (Êxodo 19:6). E ainda há muito mais onde a Bíblia deixa claro de que haverá o grupo dos salvos que só servirão á Deus e aos salvos que estarão governando com Deus.
Então, pra tentar encaixar. Você sabia que o propósito de Deus nunca foi a salvação da humanidade? Quando Deus pensou em nos fazer Sua imagem e semelhança Ele não tinha como plano criar nossa salvação, Ele projetou criar reis e sacerdotes. A salvação só veio porque o homem caiu. A salvação nunca é o fim do evangelho, ela é só a porta de entrada. Aceitar a Cristo e o reconhecer como Senhor lhe dá salvação, mas nunca lhe dará autoridade, domínio e governo eterno. Some isto: "Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, [...]; tenha ele domínio[...]" (Gênesis 1:26); "Tem no Seu manto e na Sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES." (Apocalipse 19:16). Você vê?! Deus planejou a nós para que tivéssemos domínio, fôssemos senhores! Onde a Palavra diz que Jesus é Senhor dos salvos?
É como se Deus nos desse um reino enorme, um palácio maravilhoso, mas a gente se contenta em só estar atrás das portas para não ser pego pelo inimigo. Temos o direito do governo, mas aceitamos sermos servos. Isso tira a soberania e glória de Deus? Isso diminui o sacrifício de Cristo? Isso transforma de vez o Espírito Santo numa pombinha da paz? Jamais! Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito continuam a ser aqueles que merecem toda nossa honra, possuem todo poder, majestade e domínio.
E como milhares de milhares estão hoje? Se entesourando na terra. Sendo salvos, mas querendo o último celular. Salvos, mas mais comprometidos com as séries da TV paga ou da Netflix do que com a Palavra. Salvos, mas sempre com tempo pra redes sociais ao invés da oração. Salvos, mas buscando sempre o melhor emprego, dando tudo de si para que sua conta bancária lhe dê o direito de ter o melhor carro, uma casa maravilhosa, a viagem de muitas selfies, ao invés de querer intimidade com Deus. Salvos, mas com a conta bancária do céu no vermelho. Salvos, mas praticando o gospel pedinte, onde só lê a Bíblia na igreja, só conhece o sermão que o pregador traz, mas nunca busca a revelação das coisas ocultas, das sombras de Deus (Hebreus 10:1). Salvos, mas pregando somente como vencer e conquistar a terra, nunca o governo do céu. Salvos, mas nunca governantes do céu.
Ainda que por tão poucas linhas, que hoje você consiga o alcance necessário para entender de que sua vida aqui já é a eternidade. Tudo o que você desenvolveu, desenvolve e ainda fará, terá consequências, boas ou ruins, na eternidade. Nada em sua vida é por acaso, tudo é eterno. Loucura? Sim, porque Deus faz as coisas loucas para confundir as coisas sábias (1 Coríntios 1:27). Que hoje possamos buscar os tesouros do céu. Que hoje possamos viver para que nossa eternidade não caia em 1 Coríntios 3:15 que diz: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".
Não há nada mais perigoso para o seu destino do que a falta de objetivo e propósito. (Flávio Valvassoura)