Olhe para si!
Série: Críticas
"[...]Porque o reino de Deus está dentro de vós."
Lucas 17:21
As tragédias estão por ai. Em nossa cidade, em nosso Estado, em nosso país; no mundo. Muito já se falou sobre tantos e tantos atentados. Muito já se questionou sobre os porquês?! Porque um homem ateia fogo em sua mulher? Porque jovens matam outros jovens? Porque uma creche cheia de crianças que não sabem se defender é invadida e posta em fogo? Porque uma empresa não se preocupa com a segurança de um povo? Porque um homem atira a esmo na multidão? Porque existem homens bombas? Porque um homem pega um caminhão e passa por cima das pessoas como se elas fossem papel? Porque? Porque? Porque? São muitos os porquês?
A culpa também é repassada para todos os cantos. A culpa é do governo que não dá a segurança devida ou cria leis e mecanismos que abrem brechas para estes atentados. A culpa é da ganância da empresa. A culpa é do vídeo-game e seus jogos cheios de sangue. A culpa é da internet. A culpa é dos pais. A culpa é do local que deveria ter um sistema mais rígido de controle. A culpa é de Deus!
Percebe como somos como Adão?! A culpa sempre é dos outros?! E a nossa culpa?! E a minha culpa?! Onde fica? Loucura?! Reflita melhor, talvez você descubra que, como sociedade, sim, temos parcela de culpa. Afinal, como sociedade, não somos nós que aplaudimos o mundo que cada vez se inclina mais para a o pecado, a iniquidade?! Não somos nós que aplaudimos e incentivamos as mães solteiras? Não é a sociedade que incentiva que a criança não seja mais tão criança, que amadureça sem estrutura? Não é a sociedade que busca ser cada vez mais dona do seu próprio nariz? Não é a sociedade que cada vez mais acha legal jovens ativos sexualmente? Não é a sociedade que foge a cada dia mais e mais de Deus para aplicar o seus lindos conceitos filosóficos e tecnológicos? Então, como não ter uma parcela de culpa?!
E a igreja? E aqueles que se dizem ser filhos de Deus, embaixadores de Cristo, o que o sal, a luz, está fazendo? Simples. Está cada dia mais buscando meios e estratégias para se enriquecer, para deixar seus assentos menos vagos. Planejando a cada novo dia novos congressos de avivamento profissional e social. Buscando nas Escrituras o sermão sobre a vitória em tempos de economia tão complicada. Querendo a cada dia buscar mais temas gospels voltados para o mundo, para chamar o mundo. E a preocupação com as pessoas, com o amor que deve ser dado, mesmo se esbofeteado na cara? E a decisão por orar mais em intercessão pelo mundo e menos por si? E a ação de mostrar mais Deus para as pessoas?
Porque Deus está dentro de você! Só que, Ele só se mostrará de fato, se você decidir abrir espaço na sua vida para Ele agir e habitar de verdade. Antes de se perguntar onde está Deus nas tragédias, pergunte-se onde você está, o que está fazendo? Há em você Deus? Quando finalmente você entender de que as "regras" de Deus não nos foram criadas e estabelecidas para escravidão, mas sim para liberdade, daí então, de fato, você poderá gerar a semente que irá somar as outras sementes que farão com que o mundo seja menos trágico. Porém, enquanto sua vida for uma vida onde sua maior crítica é sempre para o próximo; esteja atento, os meios de comunicação logo te trarão uma nova tragédia.
O humanismo não foi inventado pelo homem, mas por uma serpente que sugeriu que a busca por autonomia poderia ser uma boa ideia. (R. C. Sproul)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_eeda185b17b14129945dc96cd19466b9~mv2.jpeg/v1/fill/w_750,h_450,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_eeda185b17b14129945dc96cd19466b9~mv2.jpeg)