Seja Crítico. Consigo mesmo!
Série: Críticas
"O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado."
Gênesis 3:23
Responda essa pergunta fácil. Por que o homem e a mulher foram lançados pra fora do jardim de Deus? Óbvio que você responderá: Porque pecaram, desobedeceram ao que Deus havia ordenado; e por conta disto ao homem foi destinado trabalhar e comer do suor do seu rosto (Gênesis 3:17) e a mulher seu destino foi que seus filhos e filhas viriam debaixo das dores de parto (Gênesis 3:16).
Claro que dentro desta história a milhões de coisas a serem extraídas, mas pensemos na história. Faça uma visão do momento em sua mente. Eva dá o fruto proibido ao homem que come, Deus já ciente do ocorrido chega no jardim pra ver como eles agiriam na desobediência, daí Deus chama ao homem e pergunta o que houve. Adão, com medo e sendo covarde joga a batata quente da responsabilidade em 2 pessoas (cara de pau!), na mulher e no próprio Deus (Gênesis 3:12). Foi quase como: "eu não tenho culpa de nada, vocês que se resolvam"; Daí Deus vira o rosto pra mulher e a questiona. A mulher, claro, já pistola com Adão por ter pegado a batata assando sozinha, tenta se sair jogando toda a culpa na serpente (Gênesis 3:13). E assim, cá estamos hoje, herdando o que Adão e Eva fizeram.
Dentre inúmeras coisas, Eva e, principalmente Adão, falharam em um ponto, um ponto que faria não alguma diferença, mas toda diferença! Ambos não foram críticos consigo mesmo. Agiram sem responsabilidade, se lixando para quem receberia a culpa, o que lhes importava era se fingir de vítima. Não olharam para si, se acharam superiores a qualquer coisa. E, por conta disto, perderam naquele momento o perdão e a misericórdia de Deus. Sim, a história não afirma, mas há sim margem muito grande de se supor que, ao se arrependerem de seu erro grave, poderiam ter tido outro destino, a si mesmo e a nós.
E não é que hoje continuamos sendo iguais. É até interessante pensar no porque a ciência ainda tenta corroborar que viemos do macaco. Não vivemos pulando de galho em galho, mas, como Adão e Eva, vivemos sim muito longe de sermos críticos conosco. Assim como quando olhamos para um bebê identificamos suas semelhanças com seus pais, temos essa "bela" semelhança com o primeiro casal do mundo, não se criticar, se achar superior e sempre jogar os problemas que fizemos para outras pessoas ou causas.
Pare de ser besta. Deus, já sabia o que Adão e Eva haviam feito. Ele sabia direitinho toda história. Sabia quem tinha errado. Ele só queria ver como eles corresponderiam com aquilo. Assim é hoje Deus com você. Ele não precisa te ouvir, Ele sabe, Ele conhece tudo, até mesmo o que você tenta esconder. A diferença é que Ele quer saber como você está reagindo.
Comece a ser mais crítico consigo mesmo. Deixe que cada qual pague o preço pelas suas decisões. Pare de se achar superior, você também erra, e erra feio! Não se finja de tolo, seja sábio, seja crítico de si mesmo. Use para si uma régua de 10cm em suas atitudes, e para o próximo, use uma de 30cm. Aprenda a observar mais suas ações do que a do próximo. Entenda que assim, você ganhará muito mais. Crescerá e ganhará o amadurecimento necessário para sair vitorioso em muitas causas. Ninguém tira 10 em matemática porque fica criticando como o próximo estuda ou deixa de estudar, antes, observa seus erros, suas falhas, o que ainda não sabe, estuda, e ai sim vem o 10.
Seja o maior inimigo de si mesmo. Seja crítico. Recorde-se de que, por não serem críticos de si mesmo, Adão e Eva pagaram um alto preço. Eles nos deram uma grande lição. Será que você ainda não entendeu que, se continuar criticando tanto os outros, Deus pode te mandar pra fora do jardim da eternidade?!
Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares que puder, para todas as pessoas que puder, por todo o tempo que puder. (John Wesley)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_37f0ef3e70854e47b58c8448f76af4dd~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_729,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_37f0ef3e70854e47b58c8448f76af4dd~mv2.jpg)