É possível!
Série: Palavras
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio."
Provérbios 6:6
Há muitas causas e sonhos que já podem ter sido mortos em nosso coração. Sim, existem hoje inúmeras pessoas que já não tem mais um sonho ou plano(s) que antes lhe(s) era motivo de grande alegria. Talvez tenha sido o sonho da empresa própria que tenha falido sem nem mesmo começar. Outros enlutaram o sonho da maternidade ou paternidade. Alguns desistiram de sonhar com o amor da sua vida. Pode ser a viagem inesquecível que nunca se fez presente. Talvez seja a promoção profissional que nunca chegou ou o sonho de infância que só vai ficar no sonho. Há os que desistiram de lutar por algum familiar. E tantos outros podem ser os motivos que levam diariamente pessoas a colocarem o que um dia almejaram, amaram, debaixo de 7 palmos.
Nisto, nossas palavras são sempre de morte: "não creio mais", "eu sonhei demais", "fui tola em acreditar", "esperei pelo impossível"; e tantas outras palavras que são o decreto do fim. Nisto, muitos muros vão sendo criados em nossas vidas. Ninguém nasce amargo, a pessoa se gera amarga. A vida sempre nos lança desafios, testa nossos limites. A diferença é o quanto podemos acreditar e lutar por nós mesmos.
Agora pense. Quantas vezes você tentou, tentou e pensou que aquilo não era para você? Quantas vezes você viu pessoas desistindo por causa da rejeição e pensou em desistir de seus sonhos para não ter de passar por situação semelhante? Quantas vezes você observou alguém que tentou 1, 2, 3, 4, 5 vezes ou mais, não conseguiu e você pensou que também não era capaz? Quantas não foram as vezes em que alguém, até mesmo uma pessoa muito próxima, lhe disse que você não tinha condições de seguir em frente? Quantas vezes te disseram que seus sonhos eram alto demais pra você? Quantas vezes, após um primeiro tombo, zombaram de você e te causaram a morte prematura de teus objetivos? Quantas vezes você procrastinou ou postergou algo por um tempo e depois viu que era tarde demais? Uma coisa tem de ficar claro. Sonhar sem esforço, não adianta!
A diferença entre os que sonham, planejam e conquistam e os que abrem covas de seus projetos de vida está no esforço, na dedicação, no empenho consigo mesmo. Não terceirize seus sonhos e metas, ninguém lhe dá diplomas de mão beijada. De que resolve avaliar quem deu certo ou errado? Eles só devem servir como de exemplo. Entenda de que para Deus nada é impossível, onde o seu limite alcança, ali Deus age. Recubra suas ideias e ideais em Deus. Busque em Jesus sua força, não dê tiro no pé; recorde-se de que os jeitinhos brasileiros de hoje até podem te valer alguns ganhos, mas Deus prospera quem confia em Seus caminhos. Seja paciente e tenha o foco certo sobre seus objetivos. Quando em dúvida, recaia seu espírito em um relacionamento profundo com o Espírito Santo, é Ele quem lhe dará as flechas certas, que serão lançadas ao alvo, no centro das situações. Não viva submerso sobre o que deu de errado ou sobre quem te traiu. Perdoe, levante-se, pare de lamber as feridas. Vá em frente! Cicatrizes não são para chorarmos, mas para nos ensinar e mostrar que as barreiras da vida foram postas a nossa frente para fortalecer a nossa musculatura. Não seja ganancioso, distribua suas conquistas com quem ainda está começando os caminhos que antes você caminhou.
Seus sonhos e planos só serão utopias quando você se decidir sentar num sofá! Aprenda sim com as formigas. Elas sempre carregam pesos maiores que os seus, mas no fim, alcançam seus objetivos. Deus não te colocou com tanto amor no mundo para que você fosse ilusionista de si mesmo. Em ti Ele colocou o que há de necessário para que você alcance aquilo que há em seu coração. Com Deus, você pode vencer!
O nosso maior medo não deve ser do fracasso, mas ter êxito nas coisas da vida que realmente não importam. (Francis Chan)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_1d476e1060724ec2ba92edc582755934~mv2.jpg/v1/fill/w_940,h_360,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_1d476e1060724ec2ba92edc582755934~mv2.jpg)