Corações gelados
Série: Pensamentos
"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
1 João 4:7
Essa semana iniciou-se com a notícia da morte trágica em um acidente de helicóptero do jornalista Ricardo Boechat. E, com o perdão da crítica, a cena mais espantosa não foi a de um helicóptero caindo, não foi ele se chocando com um caminhão, não foi o fogo na rodovia, não foi a morte de duas pessoas (ainda que isto seja terrível). Não, a cena mais chocante foi testemunhar que num rol de 10, 15 pessoas, apenas uma mulher não se preocupou em ser celebridade de tragédia. No meio de tantos homens, apenas aquela mulher teve a decência humana de se preocupar mais com a vida do próximo.
Talvez, muitos de nós podemos querer argumentar de que aqueles homens não poderiam ou não queriam ajudar com medo de piorar o estado do motorista do caminhão. Talvez tentemos argumentar de que eles estavam fazendo o que até mesmo médicos e bombeiros indicam, não mexer na pessoa. Mas por um outro lado, estes argumentos perdem força, pra não dizer que viram pó no vento, se pensarmos: e se fosse o filho ou filha de um destes homens?! e se fosse um pai ou uma mãe, será que haveria tal cuidado?! Será que eles também não jogariam tudo o que estivesse a mão pra ir socorrer?! Entenda. Não há aqui a intenção de criminalizar aqueles homens. Há sim a intenção de nos trazer a reflexão algo que até acéfalo já sabe: o amor de muitos está se esfriando! Sim, a humanidade nunca esteve tão conectada com o mundo, mas nunca esteve tão distante do mundo. Nunca tivemos com tão grande rapidez a oportunidade de falar e estar com pessoas, mas nunca também esteve tão distante como hoje. Esse frio amor se mostra por todos os cantos da humanidade.
Jesus já havia nos avisado sobre isso: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." (Mateus 24:12). Percebe? Consegue enxergar o motivo pelo qual Jesus já havia nos avisado que num acidente 15 pessoas se preocupariam em registrar tudo, moveriam pernas, mãos, lábios e dedos num celular, mas não levantariam um mindinho para ajudar o acidentado? A iniquidade! A prática do pecado, o amor pelo pecado, a falta de temor no pecado. Sim, aquele mesmo que muitas vezes defendemos, que aplaudimos. Sim, aquele mesmo que leva ao ser humano a viver sua vida da forma como lhe apraz, conforme seus desejos e paixões. Por isso, o amor de muitos se esfria, por isso hoje muitas mulheres são agredidas, estrupadas, por isso tantos furtos e brigas de trânsito terminam em morte, por isso tantas famílias são dilaceradas pelas drogas. Porque na multiplicação do pecado, o amor esfriou.
Já chegamos então ao fim? Gela em saber que não, que estamos ainda apenas no começo das dores de parto. A humanidade ainda terá um coração mais gelado que o ártico. Mas, a luz da esperança está em que alguns, poucos, ainda terão o amor, assim como aquela mulher teve.
Não permita que o seu coração se torne um coração sem fogo e o amor pelo próximo. Aqueça-o. Corra até o fogo que o aquece, corra até Jesus. Se hoje é você quem precisa ter o fogo acesso para ajudar, amanhã você pode precisar é que o fogo esteja em outra pessoa.
Tome cuidado apenas consigo mesmo. Nossos piores inimigos estão dentro de nós! (Charles H. Spurgeon)
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_9ae4f38fb01c4c44a76afa74cbf5e778~mv2.jpg/v1/fill/w_278,h_181,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_9ae4f38fb01c4c44a76afa74cbf5e778~mv2.jpg)