top of page

História apagada

Série: É verdade esse bilhete!


"Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."

Atos 4:11-12


Que tal hoje um pouco de história? O que veio depois de Atos? A partir de Constantino, o cristianismo deixou de ser uma religião perseguida para ser a religião oficial do império. Os cristãos, em vez de perseguidos, eram privilegiados. Em vez de espoliados, eram ajudados. Agora, a porta de entrada da igreja não era mais a conversão, mas a conveniência. Antes confessar Cristo era expor a vida ao martírio, agora significava projeção e segurança. Antes, ser cristão provocava fúria dos imperadores, agora arrancava aplausos. A declaração do cristianismo como religião oficial do império certamente teve algumas vantagens: crescimento da igreja, isenção de encargos, proibição de ofertas pagãs, ter privilégios de pessoa jurídica como receber doações e legados (dá-se então o start do enriquecimento da igreja) e outros mais.

Contudo, é certo dizer que tal decisão também teve trágicas consequências, como, sua rápida paganização. A porta de entrada da igreja deixou de ser a conversão para ser a conveniência. As pessoas vinham para a igreja não porque estavam convencidas de seus pecados ou por terem reconhecido a Jesus como Senhor, mas por causa das benesses que recebiam. Ainda, nesta inclusão, traziam toda a bagagem do paganismo politeísta (crer em vários deuses). Não tardou e a igreja foi contaminada com heresias perniciosas, perdendo paulatinamente sua identidade de igreja cristã fiel a Jesus e ao ensino dos apóstolos. Não fora somente isto, houve também o concubinato entre igreja e Estado. O imperador passou a ser chefe da igreja e chefe do Estado. Assim, a igreja perdeu o poder espiritual e buscou preencher esse vazio com poder econômico e político. A igreja tornou-se rica, opulenta e influente, mas perdeu sua fonte de vida abundante. Tinha dinheiro, mas não tinha poder. Tinha bênção do império, mas não aprovação do céu. A partir de então os maiores bispos iniciam uma guerra santa pelo poder. Foi em 607 que Bonifácio III aceita o título de bispo universal, instituindo assim o papado. Tem início a igreja romana.

Todo alicerce do romanismo se baseia equivocadamente em Mateus 16:18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."; Há uma frase em latim que diz: Ubi Petrus, ibi ecclesia (Onde está Pedro, aí está a igreja). Apenas para conceito do equivoco, Pedro dá testemunho de Jesus, demonstrando quem é a pedra a qual a igreja está edificada: "Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum envergonhado." (1 Pedro 2:4-6). E por conta deste equivoco o papado usurpa a Trindade: 1- ele usurpa o lugar do Deus Pai (papa vem do grego = pai) ao se denominar pai da cristandade (leia Mateus 23:9); 2- ele usurpa o lugar do Deus Filho, se intitulando como pedra, cabeça e sumo pontífice da igreja (leia 1 Coríntios 10:4; Efésios 2:20, 5:22-30 e 20:23; João 14:6); 3- ele usurpa o lugar do Deus Espírito Santo, se dizendo vigário de Cristo na terra - vigário = substituto - (leia João 14:16, 16:13:14 e 17:26).

A história continua. É uma pena enorme e lamentável que na igreja dos dias atuais, seja a romana, seja a protestante, a sã doutrina evangélica esteja tão escassa. São poucos os números que se conservam dentro do termo Sola Scriptura (Somente as Escrituras). Estes, cada vez mais estão se parecendo lunáticos, fanáticos, alienados, invasores e extraterrestres não para os descrentes, mas para os seus próprios pares, visto o número de heresias e ideias pagãs que se enraizaram nas igrejas. Então, o que fazer nos dias de hoje?! Ainda há locais que cultuam ao Deus verdadeiro. Ainda há os que se mantém firmes na fé. É a estes que devemos recorrer, se não queremos viver uma triste história religiosa. Tal como disse C.S. Lewis: "Certamente você realizará o propósito de Deus, não importa como esteja agindo. Mas faz diferença se você serve como Judas ou como João".



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page