Não queira brilhar para o mundo. Deseje brilhar para Deus!
Série: Personagens!
"[...]respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus."
João 3:3
Nicodemos, assim como tantos outros, é uma personagem bíblica com uma passagem muito rápida. Ao lermos desatentamente enxergamo-os como um dentre tantos figurantes. Porém Nicodemos é alguém que devemos levar muito a sério. Em resumo, e o trazendo aos nossos dias atuais, Nicodemos era alguém que hoje facilmente poderia disputar o papado ou então ele seria certamente visto como um crente de verdade, chamado homem de Deus. Nicodemos não fumava, Nicodemos não bebia, não vivia por si, era um teólogo nato, conhecedor das Escrituras como poucos. Vamos dizer que hoje ele cumpriria os mandamentos religiosos: vá á igreja; não beba; não fume; não mate; dê dízimo; não fale palavrão. Esse era Nicodemos.
E foi este homem que se encantou por Jesus, por Sua pregação, por suas palavras. Então, numa noite Nicodemos vai ter uma conversa em particular com Jesus. Até que chega ao ponto de ouvir o texto em destaque. Isso não se torna chocante para nós porque primeiro apenas lemos e segundo porque entendemos que Jesus falou aquilo para a multidão. Ok, isto é válido para todos, certamente, mas vamos refletir. Havia uma multidão para ouvir aquilo? Ainda que Jesus use a palavra "alguém", devemos observar de que Jesus nunca perdia a oportunidade de falar diretamente para o quem estava ouvindo. Sendo assim, Jesus falou também para Nicodemos! Sim, o candidato a papado, o crentaço, o homem de Deus, conhecer de toda Escritura, cumpridor das doutrinas humanas, sim, ele também deveria nascer de novo!
E tal dito de Jesus não desmorona apenas a biblioteca de Nicodemos com todo seu prestígio e conhecimento. Desmonta o nosso. Porque assim também somos nós. Praticante da religiosidade, mas não nascidos de novo. Cumpridores de doutrinas que nos satisfazem, mas não novas criaturas. Obedientes ao que nos beneficia, mas não ao que nos pede renúncia. Passageiros de um trem que não está nos levando ao céu, mas apenas turistando por pontos que nos fazem felizes.
Sabe o que Jesus disse a Nicodemos, e diz a nós ainda hoje? Sabe as ofertas, os dízimos, seu conhecimento bíblico, seus cumprimentos de normas religiosas, sabe tudo isso? Se não houver arrependimento e um novo e vivo caminho em Jesus, então você não pode entrar no reino de Deus!
Vivemos hoje brincando com nossa própria vida. Agindo crendo que a religião nos salvará. Indo na missa ou culto da manhã, tomando hóstia ou participando da ceia, dizendo amém, Ele está no meio de nós, Aleluia ou Glória a Deus; mas a tarde participando de coisas das quais Deus não se agrada. Festas movida a litros de álcool para nos deixar a ressaca do dia seguinte, músicas que só depravam o ser humano (mulher principalmente), idolatram o adultério, o fica fica e a canalhice. Vivemos nossa semana sem dar a Deus a devida glória. Tv, futebol, novela, Netflix, amigos, trabalho, pornografia, tudo é um motivo para que não tenhamos intimidade com Deus, aliás, ela só vem quando vamos nos deitar e daí a culpa é do diabo que nos dá o sono. Vivemos vidas vazias mas cremos que estamos cheios.
Se Nicodemos que é Nicodemos ouviu algo assim, o que Jesus diria hoje para você?! Você consegue imaginar?! Mude sua vida, seja de fato nova criatura, resgatada por Jesus e em intimidade com o Espírito Santo. Deixe de lado o que pouco importa, o que não agrada a Deus e viva uma vida que te leva a conquistar o reino dos céus. Se você quer realmente as vestes brancas de Jesus, é bom começar a viver uma nova vida já!
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_1b85f326001f4906917ff5e0c45382d1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_525,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_1b85f326001f4906917ff5e0c45382d1~mv2.jpg)