R-E-C-O-M-E-Ç-O
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Jeremias 29:11
O ano de 2018 foi embora. Com ele muitos de nós deixamos, ou ao menos tentamos deixar, muitas coisas pra trás. As viradas de ano provocam isso em nós. Uma virada de ano não foi feita apenas para se vestir todo de branco (ou da cor que nos dê o melhor sentimento), não vem apenas para vermos fogos, não existe apenas para nos fartarmos em comida e em bebidas. Virada de ano é algo bem interessante e ao mesmo tempo difícil de explicar. É apenas um dia que se acaba e outro que se inicia, mas para muitos de nós fica sempre aquele sentimento de algo novo. É na virada de ano que fazemos promessas a nós mesmos; é o ano da dieta, é o ano do novo curso, é o ano do casamento, é o ano do filho, é o ano de ser uma pessoa melhor; é tanta promessa!
Recomeço! Sim, fato é que não temos como fugir, uma hora ou outra, somos pegos pensando sobre algo que queremos para o novo ano. Aqui, este devocional mesmo é um recomeço. E assim somos com inúmeras coisas de nossas vidas.
E como viver um ano de novos começos sem voltar pra trás, sem ser afetado por outros 364 dias cheios de desafios que o mundo, as pessoas, e nós mesmos vamos criar? Como não permitir que tenhamos uma pá de cal lançada nos nossos sonhos ou promessas? Claro que temos inúmeros comentários sobre isto. Claro que há muitas "coisinhas" que nos ajudam. Mas vamos tentar ficar em alguns pontos que considero como chave?! Primeiro - Não lute as lutas que você não foi chamado; Segundo - Não projete, não planeje, não sonhe com o que você ainda não pode alcançar; Terceiro - Seja consciente. Produza planos ou promessas que seus pés podem alcançar e tenha a paciência de entender que nada na vida nasce no dia seguinte, mas tudo é fruto de dedicação; Quarto - Não olhe para o que os outros conquistaram, busque as suas conquistas pessoais; Quinto - Mais do que saber quem são os sábios que você deve ouvir, descubra quem são os tolos que te rodeiam e tentam minar teus planos; Sexto - Saiba que infortúnios e coisas inesperadas acontecem; Sétimo - O mais importante. Tenha como a pessoa mais próxima de você Jesus. Tenha como meta máxima e primordial de sua vida buscar a intimidade do Senhor. Saiba que os que se descuidam disso, vivem como o vento, nunca sabem de onde veem seus dias e vivem por caminhos que eles mesmo trilham.
Se de fato queremos recomeçar nosso ano diferente, que então saibamos fazer mais do que decisões corretas, as escolhas corretas. Que não deixemos de olhar para Jesus e que busquemos a Sua vontade, afinal, quando nossos planos e promessas são projetados por aquilo que Deus tem para nós, é certo que não teremos de fazer outros recomeços.