Jesus na simbologia do tabernáculo
"Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas,[...]"
Hebreus 10:1
", visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas,"; uma descrição que inicialmente não se encaixa com nada, mas que, num estudo mais apurado faz todo encaixe do quebra-cabeças de Deus.
Quando olhamos para o Velho Testamento por muitas vezes achamos muitos livros chatos. Sejamos francos, os livros onde Deus institui Sua lei mais se parecem com estes livros jurídicos não é mesmo?! Cansativo de se ler, difícil de se compreender e, chegamos ao ponto de acreditar que nem deveriam estar ali, eles não fazem sentido para nós. Pois bem, eles fazem TODO o sentido para nós. Tudo o que Deus incluiu em Seu livro, a Bíblia, tem um sentido ao homem. E pelo pouco espaço, vejamos apenas um pouco disto.
O tabernáculo de Moisés. Todo ele foi feito não para ser belo, não para ser pomposo, suas obras, seus sacrifícios e tudo, tudo mesmo [até o prego], tinha um motivo de estar ali. Rapidamente vejamos alguns casos e que assim, possamos ver a imagem real das coisas.
O tabernáculo foi feito e em sua volta havia uma cerca. Quem estava de fora, não via nada. Isto mostra que há limites entre Deus e o homem, limites ao qual, para que o homem enxergue, ele precisa entrar no tabernáculo, aceitar a Cristo. Mais, as bases da cerca eram feitas de bronze e prata e a alternança de metal não era decorativa. Bronze fala de juízo e prata fala da redenção que há em Cristo (lembra como Judas foi pago pela traição? moedas de prata, esse sempre é o preço da redenção); Para se entrar no tabernáculo havia apenas uma porta, larga. Isso nos remete a Jesus, a única porta. E há um paralelo interessante. Jesus certa vez diz que a porta para a eternidade é estreita, já a porta do tabernáculo é larga. Isso mostra que o amor de Deus e Sua misericórdia é grande, mas o que Jesus nos diz fala da dificuldade que o homem tem em caminhar nesta porta; Existia na porta 4 cores, azul, púrpura (roxo), carmesim (vermelho) e branco. O azul destaca as coisas celestiais, a púrpura fala de realeza, o carmesim fala de sangue e arrependimento e o branco fala de santidade e justiça. E todas estas cores destacam a Jesus! Observe. Quantos livros sobre Jesus temos na Bíblia? Quatro. O número 4 fala de universalidade. Demonstra todo o poder de Jesus sobre todas as coisas. Outro paralelo, veja. Nos 4 evangelhos há um enfoque diferente, observe. Mateus mostra a realeza de Jesus (púrpura/roxo). Marcos mostra o Jesus servo (carmesim/vermelho). O livro de Lucas destaca a humanidade de Cristo (branco). Em João vemos a divindade de Jesus (azul). Até aqui, a porta, isso mostra a decisão do homem em aceitar a obra de Jesus. Ao aceitar o homem entra, então vemos outros processos. Ao entrar havia o altar dos sacrifícios. Nisto, Cristo é demonstrado por inteiro em cada um dos sacrifícios que eram executados (infelizmente são muitos para poucas linhas). E há algo interessante. O altar era feito de madeira de acácia coberta por ouro. A madeira de acácia sempre é relacionada a nós. Era uma madeira extremamente difícil de se lidar e trabalhar pois possuía muitos nos e tinha forma retorcida. Isso mostra a dificuldade que temos para que Deus trabalhe em nós. O ouro fala sobre a obra de Cristo, que nos cobre; Saindo do altar dos sacrifícios chegamos no lavatório. Aqui, é demonstrado a nós todo o processo de santificação que o homem deve ter com Deus. Interessante destacar que este lavatório era feito de ouro batido, ouro do espelhos das mulheres. E o que tem a ver o espelho? Tiago 1:22 nos responde (leia). Isso mostra que diariamente precisamos nos santificar, estar íntimos de Deus, seja oração ou em leitura da Palavra, pois, do contrário, seremos como alguém que se olha no espelho e logo se esquece como era. Isso nos mostra que pela ação da santificação é que conseguimos enxergar nossos erros e pecados, e apenas sendo santificados diariamente é que podemos entrar no santo dos santos.
Que esta tão breve demonstração lhe traga hoje uma visão nova das coisas, que você realmente veja a imagem real das coisas e que assim possa estar mais próximo, mais íntimo do Senhor. E apenas para fechar. Quando Jesus morre na cruz a Bíblia relata que o véu do templo se rasgou. Isso, todos sabemos, mostra que na nova aliança não existe mais sumo sacerdote, papa, pastor ou quem quer que seja que faça a conexão Deus e nós. Agora temos acesso direto ao Pai. Porém, você sabia que este véu tinha a espessura de aproximadamente 12cm? Consegue imaginar algo dessa espessura se rasgando? Espero que você compreenda o resto!