Se entregando a Deus!
"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que nos amou,"
Efésios 2:4
Leiamos o que precede o texto acima: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais." (Efésios 2:1-3).
Este é um texto do apóstolo Paulo que não se necessita ser nenhum teólogo ou grande conhecedor bíblico para que se chegue ao conhecimento e entendimento do que é dito. Simples. Paulo relata a forma como viemos ao mundo, "por natureza, filhos da ira,". Ninguém nasce no mundo um "anjinho do céu". Por mais lindo que seja um bebê, por mais amoroso que parece ser, basta os primeiros meses para enxergarmos naquele ser tão indefeso coisas que ninguém ensina, como birra, raiva e até uns tapas. Isto é a natureza humana, natureza do pecado. Por mais que bebês ainda não possuam discernimento moral sobre a vida, e por isso estejam para alguns estudiosos na dispensação da inocência, ainda assim tais são por natureza, filhos da ira. Por isso que Deus ordena aos pais que desde cedo encuque em seus filhos o conhecimento e o amor a Ele, para que sua natureza não crie raízes profundas.
Paulo também nos fala o que somos quando criamos a "consciência da vida"; "todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos"; Sim, diariamente somos carregados pelos ventos da vida a viver de acordo e conforme nossa própria vontade. É como se fossemos rei de um reino de uma pessoa só! A vida, a sociedade, tudo, aos nossos olhos deve ser regido conforme nossa vontade. Além disto, corremos como atleta buscando prazeres e riquezas. Deixamos o que for necessário para alcançar nossos objetivos. Sim, vivemos inclinados para que vivamos em um pleno estado de êxtase e alegria. E nesse plano solitário agimos pinçando pequenas boas causas para transparecer que somos cordeirinhos da paz e do amor. Sim, agimos em bondade para que assim passemos a figura de que a bondade não vem de Deus, mas vem de nós mesmos. Como Paulo diz, inclinamos a viver a vida conforme o que nossa carne e nossos pensamentos julga ser o melhor para nós.
E então chegamos no texto em apreço. Sim, por causa do Seu grande amor e por Sua riqueza em misericórdia Deus nos deu Seu único Filho, Jesus, para que através de Seu sangue, pelo Seu sacrifício, leis e mandamentos fossem abolidos, entrássemos no reino da graça, de pecadores virássemos santos, fossemos batizados pelo Seu Espírito Santo, para que assim se cumprisse em nós a graça de Deus. Não há como se entender a graça em se conhecer o Filho. Não há como receber tamanha graça sem antes receber o Deus Eu Sou o que Sou!
Hoje olhe para si, faça este favor a si mesmo. Tenha misericórdia de si mesmo. Compensa mesmo viver diante de um reino de faz de contas? É benéfico mesmo agir por suas vontades, ainda que elas te levem para onde nunca estará? Caminhe hoje pela misericórdia, pela graça e pelo amor de Deus. Em Seu amor há sempre contentamento maior do que qualquer uma de nossas vontades.