top of page

Descendência, Obediência e Paternidade de Deus

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."

Efésios 6:4


Quando lemos este texto apenas caímos na falsa impressão de que aqui simplesmente o apóstolo Paulo diz para que pais não deixem seus filhos bravos. Talvez seja este o motivo que muitas pessoas hoje só sabem mimar seus filhos. Tolo erro! Julgamos a Bíblia muitas vezes por um versículo; é como tocar na água e dizer que tocou o oceano inteiro. Tolo engano! Quando observamos as Escrituras por completo enxergamos o quanto nós como sociedade estamos cada vez mais longe de Deus, vivendo o que achamos correto e não o que Deus pede. Deixando de ser obedientes a Deus por profissão, amor egoísta a si mesmo ou pura incredulidade. Vejamos brevemente.

São muitos o que hoje ainda usam o profeta Malaquias para aconselhar sobre dízimos e ofertas (Malaquias 3:10). Porém, estes mesmos e tantos outros se esquecem de algo mais importante ainda do profeta: "Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera,[...]" (Malaquias 2:15 - grifo meu). Deus espera que homem e mulher lhe gerem descendência. Isto é obediência a Deus. Casamento e família não foi instituído por Deus apenas para se ter o gozo do prazer sexual abençoado e para se juntar as finanças para se ter uma vida melhor. Deus espera sim que sejamos obedientes a ele quanto a isto. Evidente que hoje isso é algo aterrorizante, julgado como falso na sociedade, afinal, nem mesmo aqueles que se dizem servos de Deus, católicos praticantes ou evangélicos, pensam assim, pelo contrário, vivem como o mundo vive, querendo se satisfazer na profissão ou na vida feliz de casal sem filhos. "E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." (1 Coríntios 15:49).

E aqui uma menção importante. Nisto se consiste um dos motivos pelo qual Deus não se agrada do homossexualismo, afinal, em Sua criação, o óbvio, apenas homem e mulher podem Lhe gerar descendência.

Então, nossa obediência a Deus termina quando geramos filhos?! "Escutai, povo meu, a Minha lei; [...]O que ouvimos e aprendemos, [...]não o encobriremos à vindoura geração[...], e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, [...]para que pusessem em Deus a sua confiança [...]e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus." (Salmos 78 - grifo meu). Quando nos colocamos a ensinar a nossos filhos, herança do Senhor, sobre os caminhos de Deus, o amor de Jesus e a intimidade com o Espírito Santo, então estamos praticando a obediência de fato a Deus. O Senhor nunca espera que nosso maior labor seja em prol de coisas fúteis, coisas que se apagam com o tempo ou com a morte. Deus não espera que aos nossos filhos venhamos a dar as melhores roupas, calçados, os melhores restaurantes, nem o melhor carro ou a melhor viagem de aniversário. Ainda que tudo isto seja lindo, muito bom e até digno de se buscar, nada disto deve estar acima de diligentemente se dedicar em ensinar e levar os filhos a presença de Deus.

Por fim, chegamos ao texto de em destaque. Quando levamos nossos filhos aos caminhos de Deus, damos a eles a Paternidade de Deus. Nisto, não geramos os chamados por Deus "filhos da ira" (leia Efésios 2:1-4; Colossenses 3:6). Nisto consiste o texto. Quando não levamos nossos filhos aos caminhos de Deus, mas do consumismo ou das práticas prazerosas do mundo, automaticamente provocamos nossos filhos à ira.

Não seja desobediente a Deus. Se amas verdadeiramente teu(s) filho(s) não o ensine a ir a uma igreja apenas, a fazer parte de obras sociais tão somente, a estar em grupinhos de oração apenas. Leve seu filho a conhecer e a amar ao Senhor, de todo seu coração, de toda sua alma e de todo seu entendimento.








Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page