Fermentos que levedam a massa!
"Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos."
Atos 28:24
Ao observarmos todo o livro de Atos veremos que por boa parte, para não dizer em grande parte, o livro relata momentos onde os apóstolos se encontram em situações onde precisam fazer uma defesa sobre acusações. Isso ocorre por conta de que pregavam o evangelho, apresentavam a Cristo, traziam a Reino de Deus para a nova aliança. E no grupo dos que se rebelavam contra eles e os intentavam por prender, açoitar e até mesmo matar encontrávamos grupos bem específicos.
Hoje as coisas mudaram. Como a própria Palavra declara, o conhecimento humano acerca do evangelho é muito maior, não existe mais ignorância, mas ainda assim, mesmo depois de 2.000 anos se passando, os grupos continuam os mesmos. São grupos voltados a desacreditar da Palavra ou buscarem fazer com que outros desacreditem. Assim, temos num saco só um mesmo grupo, o dos incrédulos, porém de formas distintas.
Incrédulos Religiosos - Naquela época eram grupos fortes, tinham poder até mesmo na política de onde se encontravam. Diziam ser de Deus mas, como o próprio Jesus falou, cobravam das pessoas coisas e regras pesadas, difíceis, e das quais nem mesmo eles podiam cumprir. Ainda assim, se achavam os representantes de Deus na terra, assim, entendiam que tudo que lhes viesse a mente e ao coração, deveria ser feito [em nome de Deus]. Assim, usavam a Deus para simplesmente se beneficiar; Hoje não podemos dizer que este grupo não existe. Pelo contrário, criou outras formas de agir em nome de Deus para benefício único e exclusivo seu. Falam como pastores, mas agem como carniceiros. Pregam parecendo gerar ovelhas, mas gostam mesmo é de alimentar os lobos. Usam da fé apenas para viver uma vida cheia de benesses. Praticam ações sociais e se vangloriam pelos feitos. Não se preocupam em ajudar aos necessitados; criam grandes redes da fé onde a igreja religiosa é cada vez mais rica, poderosa, cheia de bens, linda, mas continua a ver pobres e mais pobres a mercê do mundo. Estas são as igrejas do nosso tempo, que mais parecem bancos e menos Cristo.
Incrédulos Persuadidos - Um grupo bem interessante. Estes até compreendem a Palavra de Deus. Até possuem algum temor, mas o amor ao mundo sempre fala mais alto. Assim, vivem tentando viver com um pé na igreja e outro no mundo (mal sabem eles que todos seus pés estão no mundo!). Buscam praticar o bem e ter momentos na igreja, até se inserem em coisas da igreja, mas vivem no mundo e para o mundo. Não veem problemas em coisas que desagradam a Deus. Mentem se preciso, se omitem sobre as coisas de Deus só para não ficar mal visto num grupo, entendem que santidade é uma medida muito grande e que o mundo mudou, se renovou, por isso devem também se atualizar (só se esqueceram de que o próprio Jesus disse que passaria o mundo, mas a Sua Palavra não mudaria). Caminham parecendo que estão em Cristo, mas na verdade só estão persuadidos mesmo.
Incrédulos por natureza - Não, não são um grupo formados por ateus. Aliás, ateu não existe, o que existe é uma pessoa que deseja que Deus não exista. Este é um grupo formado por aqueles que vivem suas vidas do jeito que eles querem e bem entendem. Até usam Deus em seu linguajar, mas não se preocupam em saber ou entender sequer o que agrada a Deus. Até dizem amém em orações ocasionais de grupo, mas nem imaginam o que significa. Na verdade, em nosso país, podemos descrever este grupo como aquele que, se fôssemos da Índia, se intitulariam como budistas, ou seja, é um grupo formado por aqueles que seguem a maré, vão com o fluxo. No fim mesmo eles creem é que todos iremos para o céu e que aqui merecem ser felizes.
Qual o problema de fazer parte de algum destes grupos?! Simples. Nenhum deles irá para onde pensam que vão na eternidade e todos continuarão no mesmo saco quando a eternidade chegar. E se isto lhe gerou alguma dúvida sobre se isto é assim mesmo ou discordância, por menor que seja, observe a si mesmo, pois certamente você faz parte de algum destes grupos.
Se cremos que Deus é amor, porque não crer que Deus é ira? Se cremos que Deus tem misericórdia, porque não cremos que Deus tem justiça? O amor e a misericórdia de Deus estão para nós aqui, hoje, agora, para que possamos nos arrepender de nossos caminhos de religiosidade, de simples persuasão ou de incredulidade, para que assim olhemos atentamente para Jesus, para que o Espírito Santo toque em nosso coração, e assim, venhamos a nos desviar de caminhos que só nos levam para um abismo profundo. Comece hoje a sair deste saco.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_6bbdf9c79009477294757064678939df~mv2.jpg/v1/fill/w_263,h_192,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_6bbdf9c79009477294757064678939df~mv2.jpg)