Até os jumentos entenderam!
"Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados."
Atos 28:27
Temos nos dias atuais uma paixão e um fascínio tão grande pelas coisas do mundo que nos perdemos totalmente dos caminhos de Deus. Sem dúvida a nós é muito mais prazeroso estar numa balada do que em uma intimidade com Deus em oração. Sem dúvida a nós é muito mais gostoso curtir os prazeres da vida do que buscar entender a Palavra de Deus. Sem dúvida a nós é muito melhor buscarmos as bênçãos de Deus do que os sacrifícios e a cruz de Jesus. Sem dúvida a nós é mais lucrativo dar prazer religioso ao povo do que provocar arrependimento sincero. E assim o somos. Vivemos tempos tão escassos de Deus em nossa vida que tudo se tornou relativo, que tudo tornou-se lícito até demais, que tudo é possível, que tudo que Deus nos coloca é um fardo pesado demais e então, Ele nos dará um "desconto".
Incrível imaginar que nos achamos tão tão tão inteligentes, mas quando observamos a história descobrimos que até os jumentos entenderam melhor do que a gente. O primeiro a entender foi a jumenta de Balaão (leia Números 22). Precisou Deus dar voz a jumenta para que Balaão entendesse qual era o seu propósito com Israel. O segundo jumento a entender quase passa despercebido pela história, mas ao se avaliar as coisas mais atentamente, notamos o diferencial. Jesus chegava em Jerusalém, então ele enviou os seus discípulos a buscar um jumentinho (leia melhor - Mateus 21:1-11; Marcos 11:1-11). Assim, cumpriu-se a profecia (Zacarias 9:9-10) e Jesus entrou montado no jumentinho em Jerusalém.
Claro e evidente que quando olhamos para este ponto da história nos atentamos a Jesus. Mas rapidamente olhemos para o que está envolta do jumentinho. Jumento, como o próprio nome diz, é um jumento. Ele não tem inteligência. Jumento não se chega se monta e sai andando. Antes é preciso um bom tempo onde a pessoa precisa ganhar a confiança do animal. Esta confiança pode se levar dias ou até meses. Seu adestramento necessita de paciência e muito trabalho. E, ainda assim, depois de um bom tempo, ainda pode-se montar no jumento e vê-lo empacar. Outra coisa interessante a se notar é que normalmente jumentos, quando vivem amarrados, é porque tiveram o trabalho de adestramento, mas mesmo assim, não tiveram sucesso, ninguém os monta, então, vivem amarrados.
E o que tem a ver o jumento com a humanidade?! O jumentinho entendeu quem era Jesus! Nós O conhecemos, O ouvimos, O lemos, temos conhecimento sobre Sua vinda, Sua missão, quem Ele é, o que Ele fez, o que Ele requer de nós, mas ainda assim, continuamos a empacar na vida e com Jesus. Continuamos a proceder buscando mais da vida e menos de Deus, continuamos a querer tudo o que a vida pode nos oferecer e sem buscar nada de Deus. Continuamos a crer de que se andamos contrários ao que Deus nos diz, ainda assim, Ele nos encontrará e aceitará em nossos caminhos. Continuamos a nos achar a última bolacha do pacote. Continuamos a achar que o céu é e será cheio de pessoas que nunca olharam para Deus, apenas olharam para a religião, mas que lá, todas serão lindas, maravilhosas e cheias de graça.
Os jumentos entenderam fácil, e nós, estamos entendendo?! Assim como para o jumento que estava amarrado, era considerado inútil, devemos nos recordar de que para Jesus, não há inúteis, há os que não O aceitam. Não importa qual o caminho pelo qual passamos ou que ainda estejamos, se em nosso coração houver o desejo ardente de um relacionamento sincero com Jesus, lá Ele estará, lá Ele nos encontrará, lá Ele nos levará até o Pai.
Certo dia um jumentinho chegou em casa todo eufórico e disse a sua mãe: -Mãe, hoje entrei na cidade. A senhora precisava ver. Todos me ovacionaram. Eu parecia um rei. Cantavam a mim e estendiam tapetes em minha passagem; E sua mãe: - nossa, mas porque você foi á cidade?; e o jumentinho: - fui levar Jesus lá mãe.; No dia seguinte ele voltou pra casa todo desanimado. Chegou pra sua mãe e disse: - Mãe, hoje voltei sozinho na cidade. Que triste mãe. O povo me xingou, me chutou, me expulsou e ainda quiseram me prender. Que triste!; Então sua mãe respondeu: Mas filho, você ainda não entendeu que sem Jesus você é só um jumentinho?!
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_fe7099b9b9de4fd9938d7f030e51063d~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_395,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_fe7099b9b9de4fd9938d7f030e51063d~mv2.jpg)