Melhor ser cego do que ser manco!
"Portanto, se a tua mão ou o pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno."
Mateus 18:8
Contra o pecado não se luta, se foge! Lembremos bem de José, que ao ser persuadido pela esposa de seu senhor para ter relações sexuais com ela fugiu: "Ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora." (Gênesis 39:12). Jesus nos dá claramente o perigo do pecado ao, não literalmente, relacionar que é melhor se estar cego ou manco, e entrar no reino do céu, do que, com os dois olhos ou com as duas pernas, ter o juízo de Deus para o inferno. O pecado é perigoso e o tratarmos em grande parte da vida com desdém.
Os antigos naturalistas escreveram muito sobre basiliscos, uma serpente, cujo olhos fascinavam suas vítimas e tornavam-nas vítimas fáceis. Semelhantemente, o mero contemplar do pecado nos coloca em solene perigo. Até quando ficaremos fascinados pelos olhos da serpente?!
Aquele que deseja estar protegido contra o pecado tem de fugir de ocasiões propícias. Temos de ter a consciência do quão obstinada é nossa carne ao pecado. Temos de ser sábios ao ponto de saber de que podemos vencer o diabo, mas não o pecado. Temos de resistir ao diabo, assim, ele fugirá de nós (leia Tiago 4:7), porém, temos de fugir da concupiscências da carne, pois, caso contrário, elas nos vencerão. Quem deseja entrar num leprosário e dormir em meio à horrível deterioração ali existente? Somente aquele que deseja se tornar leproso!
O pecado tem várias formas de nos alcançar. Muitas vezes cremos que a amizade mais íntima com o ou a colega de trabalho nunca irá gerar a faísca do desejo sexual. Há quem julgue que a convivência com amigos que são amigos do mundo nunca nos levará a gostar dos mesmos prazeres. É quase sempre certo que levamos todo bom papo como apenas algo bobo e pouco notamos o pecado que pode estar entrando em nosso ser. Até quando precisaremos ser atalaias tão desatentos?! O pecado nunca nos chegará numa caixa box embrulhada com enfeite e escrito: Abra e peque; contrário, o pecado sempre será como o ladrão que se finge de um pobre atropelado em seu caminho te pedindo ajuda.
É verdade que podemos ser um aparente perdedor ao rejeitar más companhias, porém, é melhor deixar a capa do que perder o caráter e o temor de Deus. Não é necessário que sejamos ricos, mas é imperativo que sejamos puros.
Assim como Jesus nos disse que possamos hoje refletir e nos perguntar: Como estão meus olhos?! Para onde eles estão olhando?; e meus pés, para onde estão caminhando?! Melhor ser cego ou manco - ou até os dois - e ter a graça de Jesus em nossa vida do que saltitar vislumbrando campos floridos, mas com os olhos do juízo de Deus sobre nossas vidas.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_c863073f674d4b588780d4a7a8ef4bc3~mv2.jpg/v1/fill/w_696,h_435,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_c863073f674d4b588780d4a7a8ef4bc3~mv2.jpg)