Ainda há esperança!
"Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias."
João 4:40
A história de Jesus com a mulher samaritana é muito conhecida. Foi para ela que Jesus declarou: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores." (João 4:23). Também é interessante porque nesta história 2 fatos inusitados ocorrem. O primeiro foi por conta de Jesus, um homem, estar falando sozinho com uma mulher, sendo que isto não era o correto na época. Em segundo por conta de Jesus, um judeu, estar falando com uma mulher samaritana. Judeus rejeitavam os samaritanos. Infelizmente não há como contextualizar por completo, porém, para entendimento, Samaria fazia parte do reino do Norte de Israel. Com o pecado do povo e as inúmeras advertências de Deus (sem resposta) os reinos foram sendo invadidos por povos inimigos. No caso de Samaria, foi invadida pelo rei da Assíria que posteriormente renovou a população da cidade com a miscigenação dos povos (leia 2 Reis 17). A mistura de povos e etnias era uma prática comum da Assíria em seus territórios conquistados. Isto destruía a cultura de um povo e evitava rebeliões.
E onde vamos chegar? Chegamos ao dia de hoje. Chegamos a um povo que hoje poderia se intitular como povo samaritano, um povo que tem suas "raízes" no evangelho mas se viu numa grande mistura e que por conta disto hoje se perdeu de ser o verdadeiro adorador. Chegamos no povo cristão, ou mais especificamente, nos que se dizem ser protestantes (evangélicos).
Assim como o povo de Samaria, houve na igreja também muitas misturas. Muitos "ex" que entraram nesta "cultura". O evangelho cresceu na última década absurdamente. Este crescimento até poderia ser motivo de grande alegria, seria os olhos se abrindo de muitos. Milhares de pessoas "descobriram" um Jesus Salvador. Mas junto com muitos, algumas misturas nocivas foram feitas. Raros são aqueles que sabem qual é o verdadeiro preço do evangelho. O que mais se sabe é que agora há um Deus que dá poder e responde orações. As celebrações também foram inseridas no evangelho, todas com um cunho de evangelização (mas quais de fato são?). A Bíblia que era (e ainda é) para se demonstrar o caráter sujo, trazer arrependimento e mudança de vida para uma pessoa virou mais um livro quase que judiciário onde, claro, sempre se tem um versículo que nos confira autoridade e nos dê razão para nos mantermos em práticas erradas. Assim também se misturou os mantras da fé, onde só se conhece versículos que apontam para vitória, sucesso, progresso, prosperidade e onde qualquer um que for contrário pode estar mexendo com o ungido de Deus e se dar mal. As misturas são muitas e infelizmente só um livro para descrever tamanhas barbáries deste evangelho de Samaria.
Por conta disto, o sal se acabou e a luz se apagou; o perfume se perdeu e a carta está em branco. Por conta disto vemos cada vez mais este evangelho necessitar tanto de inserir o mundo na igreja. Por conta disto que John Bevere escreveu em seu livro Um coração ardente: acendendo o amor por Deus: "Os dias e tempos em que vivemos hoje trazem com eles questões difíceis. Por que tantos na igreja não possuem essa paixão? Por que investimos milhões em mídias, edifícios, anúncios e inúmeras outras formas de propagarmos o evangelho, enquanto tantos na igreja ainda lutam contra a luxúria e o desejo pelos prazeres deste mundo? Por que mais de 80% dos convertidos acabam voltando para um mundo de trevas? Como os pecadores podem declarar que tiveram uma experiência de novo nascimento, mas não demonstrar nenhuma mudança? Creio que a resposta para todas essas questões pode ser resumida de uma única maneira: a ausência do fogo e da paixão por Deus."; Poderíamos também dizer: Por que hoje estamos no evangelho de Samaria!
Mas, ainda há esperança. Recorda do que Jesus disse: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;"? E se Jesus falou é porque de fato, mesmo em Samaria, há alguns que não dobraram seus joelhos a outros deuses. Há ainda neste evangelho tão aguado aqueles que ainda se mostram ser luz no meio das trevas. Portanto, que busquemos isto, nada menos do que isto. Que nossa luta seja para trazer a glória de Deus a nossa Samaria, pois, quando a glória de Deus chegar, então Deus trará a luz todos os que não se misturaram.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_c0d958fbabcd4151aba4b6e2ec3f2319~mv2.jpg/v1/fill/w_608,h_342,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_c0d958fbabcd4151aba4b6e2ec3f2319~mv2.jpg)