Orações perdidas
"E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando Ele a orar, o céu se abriu,"
Lucas 3:21
Leitura bíblica sem meditação é como orar dormindo, pura perda de tempo. Oração sem conhecimento se cumpre em parte a palavra descrita em Tiago (4:3): "pedis e não recebeis, porque pedis mal,[...]"; A falta do cumprimento de muitos de nossos pedidos de oração em grande parte é resultado de ganância própria (Deus não atende oração egoísta), desconhecimento do que é uma oração (não basta mentalizar o Pai nosso, tem de crer e conhecer) e, talvez o principal, total descaso e desconhecimento sobre o poder da oração e como ela deve proceder.
Agora, atente-se a alguns fatos (isto é de extrema importância para o entendimento resumido): "Jesus, CHEIO do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto,"; Então, Jesus, NO PODER do Espírito, regressou para a Galiléia,[...]" (Lucas 4:1 e 4:14, respectivamente - grifo meu); "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e satanás estava à mão direita dele, PARA SE LHE OPOR." (Zacarias 3:1 - grifo meu; o instigo a ler o capítulo todo).
Com estes textos em mãos, mais o texto de título podemos entender algo básico, iniciante e que, se não meditado, nos passa despercebido. Podemos até estarmos cheios do Espírito Santo, mas se não temos o poder do Espírito Santo, nossas orações são palavras lançadas ao vento. Também precisamos entender de que, assim como Jesus, a oração precede tudo em nossa vida. Vejamos 2 casos de inúmeros.
Primeiro. Em um dos acontecimentos mais conhecidos, o batismo de Jesus por João Batista, Jesus orava enquanto era batizado. Assim o céu se abriu a Ele. Jesus não foi cheio do Espírito Santo porque era Deus simplesmente, mas Ele orou por isto. O quanto você se dedica em oração por algo? O quanto você busca metas, planos e ora por isso?
Segundo. Orações são certamente conquistadas quando estamos cheios do Espírito Santo. Entenda, a todo instante o diabo estará pronto para lhe opor, para quebrar sua oração. Você está bravo e ora? Oração perdida! Você não perdoou ainda e ora? Oração perdida! Você está cheio de pensamentos ruins, maldosos, desejando o mal ao próximo ou com rancor e amargura e ainda assim ora? Oração perdida! Você deseja e ora por conquistas pessoais e que só te beneficiarão? Oração perdida!
Observe os textos novamente se preciso. Jesus se encheu do Espírito Santo, foi tentado no deserto por satanás por 40 dias, só então, quando venceu o inimigo, Ele foi cheio do poder. Jesus fez o que fez não porque era Deus - lembra que a Bíblia descreve que Ele deixou Sua glória? - mas porque se encheu do Espírito Santo, foi tentando e venceu o inimigo, daí então teve o poder para fazer o que fez.
Agora, com isto, porque muitas vezes não vemos nossas orações acontecerem?! Porque oramos, mas somos tentados pelo inimigo e vencidos, assim perdemos o poder. Se queremos ver nossas orações se realizarem, primeiro é preciso orar para se encher do Espírito Santo, alcançar o fruto do Espírito, entender que seremos lançados em guerra pelo diabo, vencê-lo, e assim, então, alcançaremos o poder nas orações. Difícil?! "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas DEUS É FIEL E NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ALÉM DE VOSSAS FORÇAS;" (1 Coríntios 10:13 - grifo meu).
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_89609a6ba3724731a8e7de9a4ae8bb4f~mv2.jpg/v1/fill/w_259,h_194,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_89609a6ba3724731a8e7de9a4ae8bb4f~mv2.jpg)