Olhemos para fora
"Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas."
Isaías 1:17
Parece que nos dias de hoje tudo o que temos são riscos de bondade. Estamos caminhando cada vez mais para o mundo onde a causa do próximo sempre nos é desconsiderada. Não nos alegramos mais com as vitórias do próximo. Sempre queremos estar acima de todos. Não é mais recorrente ajudarmos quem precisa, sempre há um argumento, uma desculpa muito bem florida para que não possamos estender as mãos. Nossas necessidades sempre parecem urgentes e a do próximo tão coisas de criança mimada. Nossos políticos, empresários e nós mesmos, sempre procuramos nos beneficiar e enriquecer, mesmo que isto cause ou venha a causar a perda do próximo. Não somos mais de nos preocupar com o luto, desde que não seja em nosso lar. Não buscamos mais ser justos, mas sim advogar a causa que pode nos dar algum retorno. Somos amorosos a nós mesmos, gostamos e buscamos sempre quando possível humilhar o próximo mostrando que temos algo melhor. Nos falta verdadeiramente amor e humildade. Esta é a cidade, o Estado, o país, o mundo em que vivemos. Cheio de si mesmo e, ainda crescendo.
E é desta forma ao qual nos achegamos a Deus. Sempre crendo de que Ele não se recorda de tudo o que vivemos e somos, de tudo o que falamos e pensamos. É desta forma que olhamos pra Deus e dissemos: "eu mereço o céu!"; É desta forma, praticando nossas esmolas, que entendemos que Deus está de sorrisos para nós. É dessa forma que cremos que o céu sem nossa presença nem deveria existir. É desta forma que dissemos entender o que é o verdadeiro caminho para Jesus. É assim mesmo, enriquecendo e largando os necessitados que cremos estar fazendo e praticando o verdadeiro amor.
No fim, isto nos mostra 2 coisas: 1- Não conhecemos a Deus de fato. Ele mais é para nós como um santinho na carteira; 2- A cada dia cresce mais o chamado "amor próprio". Aquele amor onde tudo e todos devem fazer e ser apenas aquilo que nos alimente e nos beneficie.
O que precisamos mesmo e de fato é uma mudança de atitude, de pensamento, de busca. Enquanto nós estivermos aqui e Deus estiver em Plutão, nada mudaremos. A partir do momento em que de fato O buscarmos, não em igrejas somente, não em ritos ou doutrinas, mas buscá-Lo acima de tudo, de todos e acima de nós mesmos, então, de fato, entenderemos o que é fazer o bem, o que é atender à justiça, estaremos contra os opressores, defenderemos órfãos, estaremos ao lado das viúvas e seremos aquilo para o qual realmente fomos criados. Apenas quando Deus for a nossa grande causa é que então, nada mais nos terá importância.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_b2eddca4fc594e63b1393a46cff7da62~mv2.jpg/v1/fill/w_403,h_399,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_b2eddca4fc594e63b1393a46cff7da62~mv2.jpg)