top of page

Os meios não justificam os fins

"Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança."

Daniel 12:13


Estas são as palavras que fecham o livro de Daniel. Daniel foi retirado de sua terra jovem, novo, viveu a maior parte de sua vida em terra estrangeira, com costumes que não eram os seus, com pessoas que não eram o seu povo. Viveu sob poder daqueles que destruíram seu povo e sua cidade. Viu passar por sua vida três reinados e diferentes (Naboconosor, Belsazar e Dario) - e a história aponta que também viveu pelo período entre a morte de Nabucodonosor e o reinado de Belsazar onde o trono foi disputado entre herdeiros do trono e usurpadores. Daniel viveu entre o rei, sendo tratado como um dos grandes do reino e também se viu esquecido. Daniel suportou com dignidade por tudo que passou. Esteve numa cova com leões, lançado injustamente. Daniel de conselheiro do rei virou profeta de Deus vivendo em terra alheia. Para os que ainda creem no tempo do fim, do Dia do Senhor e na volta de Jesus, não há como deixar de ler o livro de Daniel.

Dentre tudo isto Daniel deixou uma lição para enquanto este mundo for mundo. Não é o mundo que nos faz demonstrar Deus, somos nós que apresentamos Deus onde quer que estejamos. Por vezes cremos que de só devemos demonstrar Deus na igreja ou na comunhão entre as pessoas de mesma fé. Passamos a crer de que devemos ser como camaleões, vivendo conforme a música toca, no ritmo do lugar onde estamos. Se estamos num lugar onde a mentira é de praxe, podemos mentir. Se convivemos com pessoas onde a fé em Jesus se resume a costumes humanos, velas, santinho na carteira e um belo pingente, então nosso Jesus deve ser igual. Se no nosso ramo empresarial precisamos alcançar melhores marcas com uma boa música e viver conforme nosso ramo vive, porque não ser igual? Se para não sermos caretas precisamos estar sempre nos passos da moda, com as mulheres cada vez mostrando mais seu produto, porque não ser a mesma coisa? Se hoje o mundo é tão liberal quanto ao sexo e tão ativo quanto ao homossexualismo, porque também não sermos libertinos? Então, se o negócio é ser como o mundo é, e Deus segue em nosso coração, porque também não ser assim?!

Daniel em sua vida na verdade nos dá uma grande lição. Não é que o mundo, o local onde estamos, o meio onde vivemos é que nos faz ser, falar ou agir como vivemos, fazemos e agimos, a grande verdade é que no meio em que vivemos nós somos o que somos, simples. A verdade é que a igreja ou o meio cristão nós só encapamos uma nova personagem, a personagem religiosa recatada. Daniel nos mostra que não há dificuldade. Quando verdadeiramente temos Deus em nossa vida, quando verdadeiramente Ele é o mais importante para nós, quando verdadeiramente queremos honrá-lo, o meio em que vivemos não nos fabrica, pois já fomos fabricados por Deus e onde vivemos, onde circulamos não nos molda, afinal, estamos ali para ser a diferença, ser o sal, ser a luz.

Daniel atendeu aos reis como seus serviços, mas nunca fez algo ao qual Deus não se agradava. Daniel viveu e morreu onde não era seu lar, mas ele sabia que seu lar era sempre onde Deus estava. Daniel passou por inúmeras provas, mas jamais deixou de ser o que Deus disse que ele deveria ser. Foi por isso que Daniel foi chamado de filho mui amado de Deus (leia Daniel 10:11), foi por isso que já no fim, foi dito para que seguisse seu caminho, descansasse, pois no Dia certo, receberia sua herança.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page