Sementes da alegria
"Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de jubilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido."
Isaías 35:10
Talvez hoje você esteja desanimado, cansado, com dores na alma de tanto lutar. Talvez você não entenda porque algo não aconteceu, ou porque algo infeliz ocorreu. Talvez você não entenda porque está lutando contra uma doença ou batalhando com um ente querido em algum vício. Talvez muitos já desdenharão de você perguntando onde está seu Deus ou o que Jesus fez até agora por você. Talvez seus dias não estejam sendo os melhores. Talvez a dispensa esteja muito vazia. Talvez faça muito tempo que as finanças não te deixem dormir. Não sabemos ao certo quanto, mas é certeza que hoje, agora, há milhares de pessoas, fiéis e crentes em Cristo Jesus que estão passando por momentos terríveis, cheio de dor.
Entender as situações difíceis da vida é muito mais complicado do que vivência-las. Lutar com entendimento é algo muito complicado. Não raro muitos tombam ou perdem sua fé nos momentos mais difíceis da vida. Muitos se distanciam de Jesus por crer de que Ele se distanciou primeiro. Muitos não entendem os motivos e outros tantos são varridos por olharem simplesmente para o que está acontecendo.
Nesses dias tão difíceis que possamos passar ou estar passando precisamos saber mesmo é que Jesus não nos abandonou. Se olharmos bem, com atenção, no meio da tempestade veremos que Ele está lá, no nosso barco. Se formos além, de nos achegarmos a Ele, então veremos que tudo há um propósito de Deus, um propósito maior, coletivo.
São inúmeras vezes em que o nosso choro é o que rega a alegria do próximo. Muitas pessoas andam sem fé, precisando que o nosso testemunho de fé seja a mão que as levanta. Muitas pessoas andam desacreditadas, e precisam do milagre que vem em nossa vida para que possam crer.
Não, nenhuma lágrima que derramamos aos pés de Jesus se perde. Nenhuma dor é algo sem intenção de provocar algo maior. Ainda que parece difícil de entender, Jesus age em nossas lutas e dores para que outras pessoas possam sorrir. O nosso entendimento de isto ser injusto é causado muito mais pelo fato de que ainda vivemos tempos onde nossa carne fala mais alto do que nosso espírito.
Porém, certamente um dia Jesus nos mostrará todos os feitos de nossas lutas, o quanto outras pessoas foram salvas e se achegaram a Ele por meio de nossa fé, obediência e por conta de como agimos nos dias turbulentos. Sim, estaremos então com alegria eterna, com uma canção onde não terá tristeza nem choro, muito menos gemidos de dor. Neste dia, com o entendimento de Jesus, veremos então, o quanto cada uma de nossas lágrimas foi a semente para que outros alcançassem a graça de Deus. Então tais lembranças, se ainda existirem, não serão mais para nos trazer tristeza, mas sim grande contentamento.
Hoje, em meio ás suas lutas, não se distancie de Jesus, se aproxime. Não busque-O por querer um salvador de seus problemas, mas por querer estar com O Salvador de sua vida. Olhe para seus problemas da forma como Jesus olha. Alcance através do Espírito Santo este entendimento. Quando descobrimos e entendemos de que nossos problemas tem data para acabar e que eles serão as bênçãos que outras pessoas precisam, então, finalmente, lutaremos com a cabeça erguida e com a fé inabalável.