Olhe para seus passos!
"Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão."
Oséias 14:9
Quantas vezes é necessário que pausemos nossa vida e olhemos para nossos passos? A resposta é: quantas vezes for necessário! Não podemos viver nossa vida como se ela própria não tivesse sentido algum para nós, como se nosso destino já fosse algo absolutamente traçado, como se nossas decisões não tivessem frutos futuros e como se a morte fosse simplesmente o descansar em paz.
Tudo quando fazemos em nossa vida deve ser muito bem avaliado e considerado. Nossos passos traçam sim nossos dias futuros e nossa vida pós morte. Sim, afinal, esta vida não é o fim da linha, é o fim apenas do corpo físico. Saber traçar o que faremos e como faremos é de uma responsabilidade muito maior do que a que muitos de nós imaginamos. Planejar nossa vida apenas pelo que teremos, ou não, nos próximos dias, meses ou anos pode sim ser algo super nocivo á nós mesmos. Devemos sempre ter em mente de que nossos passos e nossos caminhos são responsabilidade apenas nossa. Ainda que outras pessoas interfiram, elas interferem porque deixamos. Nossas ações e reações são sempre responsabilidades pessoais e exclusivas de nós mesmos. É quase como o conhecido jargão: "quando um não quer dois não brigam".
E neste cenário da vida a prudência, sabedoria e temor a Deus são coisas essenciais demais para quem deseja de fato ter um futuro em paz. Andar nos caminhos dos justos é algo que traz benefícios nesta vida e na eternidade. Já caminhar com um transgressor das Leis de Deus traz a seu devido tempo transtornos nesta vida e tristeza profunda na eternidade.
Devemos mesmo é rotineiramente olhar para nossa vida, nossos passos, nossos caminhos e ver se estamos mesmo caminhando corretamente. Avaliar nossa vida de uma forma profunda é algo que também devemos fazer. Ainda que o mundo atual queiro nos empilhar dia a dia mais e mais coisas, nos fazer quase que não ter tempo para nada, ainda assim é de extrema importância olharmos para o que Deus diz e o que nós estamos fazendo. Se queremos de fato ter dias e uma eternidade em alegria, nossos caminhos são a base para que tudo isto aconteça, afinal, nada do que vivemos hoje é um acaso, são simplesmente pontos ao quais estamos passando por decidir caminhar por tal caminho a tempos atrás.
Portanto, dê a si mesmo hoje alguns minutos de reflexão. Olhe por onde você anda, reflita melhor sobre as decisões que você vem tomando, reveja se elas se encaixam no perfil que Deus nos dá e se necessário, corrija seus caminhos. Não caia em caminhos onde a paisagem até é bonita, mas seu fim é trágico!
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_3e2c050a18284171810dd6c80c1ba68a~mv2.jpg/v1/fill/w_275,h_183,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_3e2c050a18284171810dd6c80c1ba68a~mv2.jpg)