Nosso perfume!
"Qual a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia."
Eclesiastes 10:1
Compreende bem o texto em apreço? Então leiamos segundo a versão NTLH: "Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor."; A profundidade deste ensino infelizmente não será possível para poucas linhas, mas fiquemos com o principal. Como andam suas ações com a vida, com as pessoas?
É nítido de que nossa sabedoria em muito se demonstra pela forma como agimos com o que as pessoas nos fazem e como a vida se faz a nossa volta. Todo mundo é sábio demais quando se vive debaixo de um arco-íris e de uma vida cheia de bênçãos. Pergunte a uma pessoa muito rica se ela precisa de sabedoria em suas finanças! Ah claro, ela não pode ser louca, mas não é preciso ser um grande sábio com muito dinheiro para se pagar corretamente as despesas do lar. Todas decisões sempre vão parecer coerentes e corretas demais. Pergunte a um casal que nunca brigou como se faz para resolver questões de relacionamento. Certamente haverá dificuldades na resposta, afinal, suas ações ainda não foram necessárias para isto.
Mas observe também. O texto fala sobre moscas em um frasco de perfume. Quando nos remetemos a pensar sobre moscas, logo nos vem um ar nojento, de coisa ruim. Já o perfume, nos remete a algo agradável. Pois nisto também devemos pensar. De nada resolve termos excelentes ações, boas obras, se no meio delas há coisas nojentas. Quer um exemplo. De nada resolve alimentarmos os famintos da África se para isto estamos roubando em impostos.
Mais, se nossa sabedoria vem apenas para nosso próprio benefício, sem visão de ajudar ao próximo, de fazer o bem, então de que vale nossas ações terem cheiro tão agradável? Se caminhamos rumando com coisas pequenas, mas erradas, de que adianta mostrarmos coisas tão belas?
Pois que não sejamos tolos. Que possamos verdadeiramente exalar o bom perfume de Cristo em nossas ações. Que deixemos de olhar apenas para nosso umbigo e que comecemos a ter mais noção de unidade e de zelo pelo próximo. Que em nossa sabedoria não haja coisas que possam estragar o bom perfume de nossas ações.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_e1409cf4d29a406196ff2686e348f3f3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_757,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_e1409cf4d29a406196ff2686e348f3f3~mv2.jpg)