top of page

Calma!

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado."

Provérbios 19:2


Você já deve ter ouvido quando alguém faz algo errado algo como: "também, foi dar o passo maior que a perna!"; E quantas vezes em nossa vida caímos em ciladas e passamos por maus momentos por ter agido sem pensar! Alguns equivocadamente imaginam que isto se deve pelo fato de que seus pecados estão sendo pagos (quem te disse essa asneira?). Outros creem que são azarados mesmo. Alguns tem convicção de que outras pessoas lhes fez mal, algum ritual de magia negra para que as coisas dessem errado. Mas, reparemos. Observe que em cada caso há uma semelhança. Para todos os casos, a resposta ao mal momento, ao prejuízo, ao fracasso, ao que não deu certo é a mesma: a culpa não é sua, é de outra pessoa!

Pois bem, este somos nós, seres humanos. Pessoas que muitas vezes agem por impulso, por uma emoção aflorada, por um destempero de momento, por uma ira incontrolável, que no fim nos leva a pagar preços amargos, mas que nunca são por motivos pessoais, a responsabilidade nunca é nossa, sempre levamos a cair na tentação de Adão e Eva em culpar coisas, pessoas ou até mesmo a Deus pelo que estamos passando.

Jesus nos apresenta uma parábola, a da grande ceia, para nos apresentar o cristianismo, o preço que se paga, mas também podemos usá-la nesta ocasião: "Pois qual dentre vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?" (Lucas 14:28).

Pois bem, em quantas enrascada você já caiu em sua vida só porque agiu sem pensar? Quantas coisas ruins, quantas perdas poderiam ser evitadas em sua vida, se você, sim, apenas você, tivesse antes refletido?!

Pecado e precipitação, estes são os caminhos que se chega aqueles que agem sem pensar. Se não calculamos os preços das nossas atitudes, seremos tolos e inconsequentes. Agir sem calcular as despesas que teremos é investir no prejuízo. Agir por achar que a resposta de Deus é demorada é atitude tola e infantil. Tomar decisões por momentos de fúria é como estar dando um tiro no pé. Se em muitos casos olhamos apenas para os benefícios que teremos sem julgar, avaliar e calcular os possíveis preços a serem pagos e os desconfortos que podemos ter é como andarmos por um olho só, nós só enxergaremos um lado da rua.

É por sermos assim que vemos tantos jovens desistindo de faculdades, tantos homens e mulheres se divorciando tão facilmente, amizades de anos sendo desconstruídas em meses, profissões que nunca são alcançadas, metas que nunca dão certo e tantas outras coisas.

É necessário em nossa vida que venhamos a refletir os caminhos que estamos tomando. Decisões não são conversas de whatsapp. Decisões são plantios futuros em nossas vidas. Portanto, que pensemos mais antes de qualquer ação. Mais, que nos acheguemos mais próximo de Deus para que possamos saber não qual a nossa decisão, mas a decisão Dele. E assim, certamente, deixaremos de ver tantos passos maiores do que a perna em nossas vidas.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page