Tudo é vaidade!
"Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol."
Eclesiastes 2:11
Salomão alcançava o fim de sua vida. Então ele resolve refletir sobre tudo o que passou e tudo o que fez. A Bíblia mesmo aponta de que não houve na terra quem houvesse sido mais rico do que o próprio Salomão. Um império rico e fortalecido, cheio de paz, prosperidade. Um rei que havia conquistado alianças importantes, que era considerado por muitos como o homem mais sábio da terra (e a própria Bíblia afirma esta verdade). Tudo o que Salomão fez deu certo. O que ele tocava "virava ouro". O que ele dizia tinha o tom da sabedoria. Ainda assim, ao fim de sua vida, Salomão entendeu que tantas buscas, que tanto suor despendido, havia sido por vaidade.
E quantos de nós nos dias de hoje não estamos assim, atrás de vaidade?! Correndo sempre por coisas fúteis, que se perdem com o tempo. Quantas não são as vezes em que desperdiçamos o nosso tempo com coisas tolas, coisas que não são urgentes e nem mesmo necessárias. Vivemos uma vida onde o tempo parece diminuir a cada instante por queremos tanto de tantas coisas sem valor. Deixamos o filho de lado para trabalhar mais porque queremos 2 carros na garagem. Não nos dedicamos ao nosso cônjuge porque queremos ter a forma do corpo perfeita. Trocamos a família por horas extras por querermos roupas de marca. Viagens sempre são mais importantes do que um simples almoço de domingo com a família. Não queremos ser pessoas sábias e maduras, buscando somente ter uma poupuda poupança. Buscamos prosperidade e não altruísmo. Vivemos correndo atrás de prazeres que sempre precisam ser renovados. Precisamos sempre da balada nova, da bebedeira nova e de tantas coisas que só nos impulsionam a nos distanciar mais e mais de Deus. Sim, Deus sempre vai sendo colocado "pra depois". É sempre o talvez que rege a nossa vida e nossa intimidade com Ele.
No fim, tudo é vaidade. É uma pena que apenas quando nossas pernas e braços já não tem mais vigor é que nos deparamos com a verdade do que é realmente importante na vida. É só quando nos sobra muito pouco de nossas forças que finalmente vemos que tudo o que tanto lutamos, já não temos mais.
Pois que possamos fugir desta sina de Salomão. Que possamos nos voltar para o que realmente tem valor. Que nossa vida não seja uma completa vaidade. Que possamos de fato buscar aquilo que independente do tempo, sempre estará conosco. E que por fim, que nunca deixemos que coisas possam nos tirar da intimidade com Deus.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_c5990b764cef4aea954e057d91304ac5~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_c5990b764cef4aea954e057d91304ac5~mv2.jpg)