Ira. Paixão dos perversos!
"Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos."
Eclesiastes 7:9
Uma das características que muitos de nós gostamos é a tal da "não levo desaforo pra casa". É o tal de ser esquentadinho e ainda achar que é bom. É o tal do "não tenho sangue de barata" ou "eu não sou trouxa". Dentro desta característica e todas estas mensagens que nos fazem crer de que ser uma pessoa que se irrita fácil é algo bom, a Bíblia adverte, esclarece e afirma de que isto na verdade é um ato de pessoas tolas, insensatas. E se formos seguir o dicionário, todo esquentadinho da vida é um indivíduo que faz asneira, que é ridículo, desprovido de inteligência e de instrução.
É claro que a vida, isso se comprova pela psicologia, possui os chamados tipos sanguíneos, e neles temos o colérico, que se encaixa para o perfil das pessoas que não aceitam que pisem em seu calo sem se enervar.
Mas também é claro de que a questão do irar-se não está associada apenas a um pequeno grupo de coisas, vai muito além. O irar-te está também em quando uma simples palavra ou frase numa conversa nos tira do sério, provocando assim a falta de entendimento das coisas (leia Provérbios 18:13 e 19:2). O irar-te está em crer de que todas as coisas devem ser do nosso jeito e não aceitar que o universo não gira ao nosso redor e sim, muitas coisas ocorrem da forma como não queremos. O irar-te também está em saber derrubar muros de intrigas, ao invés de colocar mais tijolos (leia Provérbios 15:1). O irar-te está em agir antes de ouvir e refletir (leia Provérbios 10:12). O irar-te está não aquecer brigas ou discórdias de outras pessoas (leia Provérbios 26:21).
Ainda que sejamos pessoas de "sangue mais quente", ainda assim, quando nos colocamos sob a guarda de Jesus, ainda assim nos transformamos. O apóstolo Paulo é um excelente exemplo disto.
E onde está o perigo de nos mantermos irados?! Simples. Jesus, o céu não foi feito para os irados. Pois, na ira não se ama o próximo. Na ira não se perdoa. Na ira se julga incorretamente. Na ira não estendemos as mãos. Na ira desejamos o mal. Na ira nos tornamos miseráveis, crendo que somos deuses. Na ira não se busca justiça, se busca vingança. Na ira criamos raízes de amargura. Na ira não apresentamos a Deus, apresentamos o diabo!
Portanto, se há em você um coração onde a raiva, o ódio e a ira são dominadores, ouse hoje revelar para Deus seu coração e pedir que Ele o transforme. Deixe-se conduzir pelas cordas de amor do Deus que é amor. Entenda de que os caminhos da ira são a morte dos perversos. Hoje ouse ser um irado manso. Sim, com Jesus todo ser raivoso pode criar campos floridos de amor!
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_3481da95e6e044b29e540af41258f35c~mv2.jpg/v1/fill/w_880,h_587,al_c,q_85,enc_auto/9b6de1_3481da95e6e044b29e540af41258f35c~mv2.jpg)