Enxergue melhor a sua volta!
"e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha.[...]"
1 Reis 18:34
Cada cântaro comportava 12,5 litros. Somando 4 cântaros, tivemos um total de 50 litros. Guarde esta informação. Elias entra na história quando sob ao reinado de Israel Acabe, um rei sem pulso e que acabou se casando com Jezabel, uma mulher tão perversa que foi até mesmo símbolo da apostasia e da maldade. Por conta disto Deus foi totalmente ignorado pelo povo que então O considerava apenas mais um entre tantos deuses. Então Elias entra na história e apresenta ao rei uma sentença de Deus: "[...]Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos,[...]" (1 Reis 17:1). E por 3 anos nada choveu. Consegue imaginar isto?! A pouco tempo vivemos tempos terríveis de estiagem na região Sudeste, e foi cruel, mas não foram 3 anos. Imagine isto, 3 anos num terreno desértico sem chuva! Então no auge, quando Jezabel havia feito atrocidades, matado muitos profetas e praticamente consumado o paganismo no povo de Israel, Elias volta e declara que irá mostrar quem é o verdadeiro Deus. E no monte Carmelo acontece uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Elias encara sozinho mais de 400 profetas do deus Baal. Ao fim, Elias pela mão de Deus os vence. E para vencê-los ele faz uma proposta, que eles tomem um novilho e clamem ao seu deus que fogo caia do céu. Evidente que somente Deus faz isto acontecer. A história por si só é empolgante, traz inúmeros ensinamentos, mas talvez tenha um que fique de fora.
Observe novamente o texto em apreço. Elias pede para que 4 cântaros de água sejam cheios. Lembra-se da quantidade?! 50 litros!! E mais, isto não ocorre apenas por uma vez. Elias pede que por mais 2 vezes se encham 4 cântaros, dando um total de 150 litros de água.
O que nos fica de lição? Pensemos. Após 3 anos de pura seca, num terreno com pouca água potável, como se conseguiu 150 litros de água? Mas, o principal. Até aquele momento não havia chuva muito menos tempo de chuva. O sol batia ardentemente. Ou seja, eram 150 litros de água para se jogar em um novilho e na terra. Consegue entender caro leitor?! O povo que se reuniu ali no monte Carmelo e deu os preciosos 150 litros de água não estavam interessados em ver a glória de Deus (lembra que eles já eram um povo de muitos deuses?!). Não! O que o povo queria mesmo era ver Elias gastar 150 litros de água e, juntamente com os profetas de Baal matar aquele cujo era o culpado por não ter chuva.
Em nossa vida, muitas vezes, confiamos demais em pessoas que não deveríamos confiar. Lançamos nossa confiança em pessoas quando o único que é fiel é Deus. Por vezes abrimos nosso coração, nossos sonhos e projetos para pessoas que não esperam o melhor para nós. Por vezes encontramos na vida pessoas que até parecem querer nos ajudar, mas tudo o que sua mão estendida quer mesmo é nos dar o motivo para que sejamos derrubados ou destruídos. Por outro lado, nos afastamos de Deus e não ouvimos Seus conselhos. Deus sempre acaba ficando no final da fila de nossas vidas. Procuramos satisfazer pessoas, agradá-las, ao invés de, independente do que seja, agradar a Deus. Quantas pessoas não abandonam a Deus por conta de dinheiro, namorado(a), amizades e coisas que nunca as levarão a conquistar o que de fato Deus tem prometido para elas.
Claro, existem as exceções. Sim, existem sim pessoas que se comprometem e buscam nos ajudar a qualquer custo para que venhamos a vencer, mas, por que teimamos em acreditar que o mundo é um arco-íris com algodão doce?!
Antes de ser fiel a pessoas, seja fiel a Deus! Procure e descubra quem realmente merece sua confiança no meio da multidão. Não caia no conto do vigário acreditando que todas palavras são de incentivo. Aprenda a ter a verdadeira sabedoria, que vem só de Deus. Seja sim você alguém assim, alguém que ajuda, que ampara, que sabe dar o apoio correto. Ainda assim, em Jesus temos tudo o que precisamos para chegar ás promessas.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_8700f7640cc0422c84310bcf5ca0d22f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_8700f7640cc0422c84310bcf5ca0d22f~mv2.jpg)