Há planos de Deus em seus caminhos!
- Douglas F. Rocha
- 22 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
"Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos, os filhos de Israel;[...]"
1 Reis 12:24
Logo após a morte de Salomão seu filho Roboão subiu ao trono. Em pouco tempo de reinado, por decisões equivocadas, Roboão fez com que as doze tribos de Israel se separassem, ficando dez tribos com Jeroboão (Reino do Norte) e duas apenas com Roboão (Reino do Sul). Deste ponto em diante há muita coisa a se conhecer e se entender. São pontos chaves e importantes demais para uma fé cristã. Apenas sobre isto daria para se refletir e conhecer por meses, e ainda assim sobraria tema. Apenas para causa de conhecimento, pensamento e deixar o leitor aguçado a buscar mais, entenda que todo este desenrolar da separação das tribos não foi por acaso, não foi por um arroubo de um rei, não foi apenas porque aconteceu. Tudo vem de um plano e um propósito de Deus muito maior. E tudo não começou com a morte de Salomão. Tudo, de fato, profeticamente, espiritualmente, se inicia quando Jacó abençoa os filhos de José. Sim, há um motivo para Jacó ter abençoado primeiro o filho mais novo de José, Efraim, e somente depois o primogênito, Manassés.
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Provérbios 16:1). Sim, temos o livre arbítrio. Sim, caminhamos por nossas decisões. Sim, não devemos sentar no sofá esperando que Deus resolva todos nossos problemas. Sim, devemos agir, lutar, batalhar e correr atrás daquilo que Deus nos prometeu. Porém, há planos da parte de Deus que se constroem com ou sem nosso consentimento. Há sim coisas estabelecidas antes mesmo do firmamento do universo sobre a nossas vidas e das vidas de demais pessoas, coisas das quais ninguém pode bloquear, elas vão acontecer! Evidente. O conhecimento disto não nos é revelado. Não há como saber. Não devemos simplesmente declarar: "Deus quis assim!"; Da mesma forma como conhecer as profecias e os propósitos, planos e sonhos de Deus, são causas que estão além de nós, viver apenas cercado pelo "Deus quis assim" é um erro primário de nossa parte. A ideia não é desvendar o que é e o que não é de Deus. A ideia é sabermos de que em muitos casos, nossas decisões só decidirão se o plano de Deus será com dor ou sem dor: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura." (Provérbios 29:1).
Quando os reinos se separaram, Roboão quis guerrear para trazer as dez tribos de volta ao seu comando, porém, Deus se levantou e afirmou algo como: "Eu quero que seja assim!" (leia texto em apreço). Novamente, e mais importante. Buscar a Deus, conhecer Seus caminhos e buscar o Seu conhecimento, que está revelado apenas para quem O busca, é primordial para nossa vida. Pois é apenas assim, que começaremos a trilhar os caminhos de Deus. Pois é só assim onde nossas decisões se tornaram menos equivocadas. Pois é só assim onde, mesmo quando coisas ruins acontecerem, saberemos que é para algo maior, para que um coletivo tenha maior e melhor funcionalidade. Devemos nos recordar de que o mundo não gira ao nosso redor, mas o universo se estabelece ao redor de Deus.
Busque uma intimidade com Deus não para que coisas ruins (ao seus olhos) não aconteçam mais, mas para que sim, para que os planos de Deus ocorram na sua vida e assim, que você possa viver, ainda que em meio á tribulações e lutas, uma vida onde você sabe que no fim, tudo dá certo.

Comments